Oportunidade

Startups piauienses estão no InovAtiva Brasil

Programa capacita, conecta e acelera startups de todo o país

Quatro startups do Piauí foram selecionadas no InovAtiva Brasil, iniciativa de apoio e mentoria com foco na criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento de negócios. O programa é referência mundial em fomento ao ecossistema inovador brasileiro.

“Todas as startups selecionadas são egressas de programas de apoio do Sebrae, como o Catalisa e o Sebrae Like a Boss, em que trabalhamos a criação de negócios sólidos e rentáveis. E com esse trabalho contribuímos para que obtenham êxito nas chamadas e programas de aceleração, a exemplo do InovAtiva Brasil, que é 100% gratuito e eleva a competitividade dos empreendimentos participantes”, pontua o gerente da Unidade de Inovação do Sebrae no Piauí, Samuel Moraes.

Ainda segundo Moraes, o InovAtiva é uma oportunidade para as startups aprimorarem seus projetos e inovarem para evoluir e escalar no mercado. “Por meio do programa, esses empreendimentos digitais receberão mentorias com profissionais experientes, poderão criar conexões com o mercado, captar investimentos e alcançar mais visibilidade”, acrescenta.

As startups piauienses selecionadas neste ciclo do programa foram: Econdomini (marketplace de serviços condominiais), Fábrica de Gênios (plataforma de cursos online focados na área de tecnologia) BabaçuFit Alimentos e Nutrição (indústria de produtos para pessoas com restrições alimentares e veganos) e Hellofit (plataforma digital focada em saúde).

“Aprendemos bastante com o Sebrae Like a Boss. Agora ingressamos no InovAtiva, um programa que disponibiliza orientações relevantes e networking. A nossa expectativa é desenvolver a nossa ideia de negócio, que surgiu a partir de um projeto de pesquisa, no qual detectamos o aumento dos custos com saúde e seguridade social, o desperdício de alimentos e água, a crença de que manter um estilo de vida saudável é complexo, caro e demanda tempo, bem como a capacidade ociosa de profissionais, produtores e varejistas”, explica Vanessa Alencar, responsável pela Hellofit.

Ainda segundo Vanessa, a ideia é criar uma plataforma digital, que promova acesso a uma experiência customizada, empática e integrada. “Na nossa plataforma envolveremos orientação, planejamento e comercialização de planos, conteúdos, produtos e serviços, com foco no aumento das chances de os usuários terem uma vida mais longa, saudável e produtiva”, pontua.

Para Arthur Felipe, da startup Fábrica de Gênios, participar do InovAtiva será bastante produtivo e ele acredita que contribuirá para o avanço da sua startup. “Já avançamos bastante com o Sebrae Like a Boss e estamos muito felizes em fazer parte desse ciclo do InovAtiva. Tenho certeza que iremos aprender muito mais sobre empreendedorismo, marketing, estratégias de negócio e principalmente a como elevar nossa produtividade e nossas vendas no mercado”, destaca.

A Fábrica de Gênios trabalha o ensino de forma prática e inclusiva, focado no mercado de trabalho. São ofertados cursos como Internet das Coisas, Robótica, Automação, Business Intelligence, Inteligência Artificial e Data Science. Além do ensino em si, a plataforma faz conexão entre alunos e empresas, proporcionando aprendizado no ambiente real.

O INOVATIVA

Criado em 2013, o InovAtiva é uma realização do Ministério da Economia e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), sendo executado pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi).

Neste ciclo foram selecionadas 314 empresas, que serão atendidas pelo programa por aproximadamente quatro meses.

O trabalho de aceleração inclui capacitações online e mentorias individuais e coletivas, encerrando com participação no InovAtiva Experience, evento final de capacitação e conexão com investidores, grandes empresas e mentores.

Atualmente, o programa conta com uma rede de mais de 700 mentores voluntários e já acelerou mais de 1000 startups em todas as regiões do país.

SEBRAE LIKE A BOSS

O Projeto Sebrae Like a Boss é executado por meio de uma metodologia em que é definido o caminho que o empreendedor tem que seguir até obter sucesso no mercado. Esse caminho foi denominado de Sebrae Startup Way, sendo trabalhado em cinco estágios de maturação: Curiosidade, Ideação, Operação, Tração e Estrela.

A ideia é pré-acelerar o empreendedor e seu negócio, bem como potencializar conexões de modo a fortalecer o ecossistema de startups no Piauí e no Brasil.

CATALISA

O Catalisa é um edital do Sebrae focado no fomento à criação de negócios inovadores de base tecnológica, a partir de pesquisas de mestres/doutores ou mestrandos/doutorandos.

Os pesquisadores aprendem sobre atitude empreendedora, inovação aberta, gestão da inovação, prospecção tecnológica e plano de inovação, podendo ter acesso a subsídios para execução dos projetos. O Sebrae acompanha o desenvolvimento desses futuros negócios no mercado, incentivando o contato com possíveis investidores.

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi