Políticas Públicas

Sala do Empreendedor consolida a atuação do Sebrae no norte do Piauí

Até o final do mês, serão 14 salas instaladas em cidades da região

Até o final deste mês, a região norte do Piauí terá sete novas Salas do Empreendedor, estruturas que funcionam por meio de parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae no Piauí) e as prefeituras municipais. Em todo o Estado, já são mais de 90 salas em operação.

Na manhã de hoje (19), foi inaugurada a Sala do Empreendedor de Piracuruca. Amanhã (20), será a vez de Matias Olímpio. Na quarta-feira (21), acontece a inauguração em Luís Correia. Quinta-feira (22), serão abertas as portas em Joca Marques. Já no dia 29 de julho, será inaugurada a sala de Brasileira. Outras salas já inauguradas este mês foram Caxingó e São João do Arraial. Em São José do Divino, a sala começou a funcionar em abril, e em Ilha Grande em junho, totalizando 14 salas já instaladas na região norte do Estado, incluindo Cocal, Cocal dos Alves, Joaquim Pires, Murici dos Portelas e Parnaíba, todas vinculadas à Unidade Regional do Sebrae em Parnaíba.

“A Sala do Empreendedor é um espaço de aproximação entre empreendedores, Sebrae e poder público. A ideia é não só incentivar a legalização de negócios, mas criar um ambiente favorável para as micro e pequenas empresas, Microempreendedores Individuais e produtores rurais, abrindo novos oportunidades para esses empreendimentos, inclusive nas licitações públicas. Com empresas mais competitivas e sustentáveis, teremos municípios mais desenvolvidos”, pontua a gerente do Escritório do Sebrae em Parnaíba, Isabela Ribeiro.

Os agricultores familiares também fazem parte do público-alvo prioritário do Sebrae, que incentiva a parceria entre associações e cooperativas do setor e as secretárias municipais de Agricultura e Educação para a inserção dos produtos agrícolas na alimentação escolar.

O ATENDIMENTO NA SALA DO EMPREENDEDOR

Na Sala do Empreendedor, o atendimento é realizado por um Agente de Desenvolvimento, que repassa informações referentes à abertura e fechamento de empresas, aos editais de licitação e compras do poder público, entre outros assuntos.

O Agente de Desenvolvimento é um técnico nomeado pelas prefeituras, que atua como articulador e mobilizador na implementação da Lei Geral, tendo ainda papel fundamental na promoção do desenvolvimento sustentável e na aproximação dos empresários e empreendedores com o poder público.

Esses profissionais trabalham de forma integrada regionalmente, recebendo treinamentos periódicos de consultores e analistas do Sebrae, sob o comando da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial da instituição. Atualmente, são cinco Redes Regionais de Agentes de Desenvolvimento – Parnaíba, Teresina, Picos, Floriano e Bom Jesus, que se reúnem para discutir os problemas comuns dos municípios e disseminar boas práticas de atuação.

“Observadas as demandas originadas na Sala do Empreendedor, as redes regionais definem as estratégias de atuação para atingir os melhores resultados, contando com o apoio do Sebrae. É também por meio da sala, que o Sebrae consegue capilarizar as suas ações, descentralizando de forma eficiente o atendimento aos empreendedores, empresários e produtores rurais”, pontua o gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae no Piauí, Helder Freitas.

Entre as ações realizadas pelo Sebrae nos municípios, por meio da Sala do Empreendedor, estão uma série de capacitações sobre temas relacionados ao mundo dos negócios e que são de interesse de empresários e empreendedores, como gestão, inovação, sustentabilidade, finanças, tributos, empreendedorismo, vendas, atendimento, licitações, e outros assuntos. 

 

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800

www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/