Desenvolvimento Regional

Culinária do Piauí promete fazer sucesso em Mostra Gastronômica no Senado Federal, em Brasília

Programação de evento, que acontece até amanhã (28), envolve ainda Mostra Cultural de Artesanato e contará também com audiência pública

A culinária do Piauí será destaque na Mostra Gastronômica que ocorrerá amanhã (28), como parte da programação da terceira rodada do ciclo “A Internacionalização da Economia Criativa, da Gastronomia e do Turismo como Indutores do Desenvolvimento Regional”, que contempla os Estados da região Nordeste.

Na Mostra Gastronômica, a chef piauiense Ceres Rebelo vai apresentar quatro pratos, sendo uma entrada, duas receitas principais e uma sobremesa.

“No evento, irei oferecer uma experiência com as riquezas da nossa gastronomia, apresentando ingredientes típicos da região e que revelam um pouco da nossa cultura. Escolhi pratos com identidade local e que são uma releitura de nossa memória afetiva. São receitas que fazem parte da nossa história, como as delícias à base da carne de sol, caranguejo, limão e bacuri”, destaca a chef Ceres Rebelo, que é analista do Sebrae no Piauí.

Para Entrada, Ceres vai preparar um Ensopado de Caranguejo com Vinagrete de Cajá, remetendo à culinária do litoral piauiense.

Os pratos principais serão Maria Isabel e paçoca, que têm temperos únicos e modos de preparo diferenciados. A Maria Isabel, o famoso misturado de arroz com carne de sol, promete encantar o paladar dos convidados da mostra, assim como a paçoca, receita típica com farinha e carne de sol desfiada no pilão, acompanhada de coentro e banana, que dão um toque a mais no prato.

E como sobremesa, terá Doce de Casca de Limão com recheio de Ganache de Bacuri, frutos típicos do Piauí.

OUTRAS AÇÕES

A terceira rodada do ciclo envolve ainda Mostra Cultural de Artesanato, que teve início ontem (26) e segue até quinta-feira (28), no Espaço Ivandro Cunha Lima, Anexo I do Senado Federal, em Brasília. O evento contará também com audiência pública, que ocorrerá quinta-feira (28), às 10h00, no Plenário da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal, localizada na Ala Alexandre Costa.

“O Sebrae apoia esse evento porque entende a importância dos diversos setores abordados para o desenvolvimento do Piauí, do Nordeste e do Brasil. No ciclo, além de mostrar a riqueza do nosso artesanato, teremos a oportunidade de promover um passeio pela gastronomia do nosso Estado, que expressa a história e a cultura do povo piauiense. Será também um momento de debater estratégias para o desenvolvimento local e regional ancorado não só no artesanato e na gastronomia, mas também em outros setores da Economia Criativa e também no turismo”, destaca o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.


Essa terceira etapa do ciclo é uma realização da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal em parceria com a Associação Brasileira dos Sebraes Estaduais (Abase), Sebrae Nacional e com as Unidades do Sebrae da Região Nordeste. O objetivo da ação é contribuir para a promoção do desenvolvimento nordestino, atendendo ao Eixo 5 do Plano de Trabalho da Comissão. As duas primeiras rodadas do ciclo contemplaram os Estados do Norte e Sudeste do Brasil.


A AUDIÊNCIA PÚBLICA


Na audiência pública, que antecederá a Mostra Gastronômica iniciando às 10h00, será debatida “A Internacionalização da Economia Criativa, da Gastronomia e do Turismo como Indutores do Desenvolvimento da Região Nordeste”.


Participarão da audiência, como convidados da mesa de debate, o secretário municipal de Governança da Prefeitura de Maceió (AL), Antônio Carvalho Neto; o diretor superintendente do Sebrae no Ceará, Joaquim Cartaxo Filho; o chef de cozinha, Cumpade João; e o restaurador de obras de arte, Flávio Capitulino

A audiência será interativa: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e-Cidadania, para serem lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. 


O PIAUÍ NA MOSTRA DE ARTESANATO

A riqueza e a diversidade do artesanato piauiense é destaque na Mostra Cultural de Artesanato, que conta com peças de todos os Estados da região Nordeste.

Os objetos do Piauí são representativos de várias partes do Estado, a exemplo da Cerâmica Serra da Capivara, de Coronel José Dias; das joias em opala, de Pedro II; dos talheres em madeira, de São Raimundo Nonato; da arte santeira e dos bordados, de Teresina; e dos trançados, de Parnaíba e Ipiranga do Piauí.

 Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/