Inovação

Consultorias do Sebrae beneficiam empresas de Parnaíba

Soluções fazem parte do Programa Sebraetec, que subsidia 70% dos serviços

Para os empresários que querem inovar e melhorar os processos nos seus empreendimentos, o Sebrae disponibiliza o Sebraetec. Esse programa é um instrumento que possibilita o acesso a serviços de inovação e tecnologia por parte dos pequenos negócios. As consultorias, especializadas e subsidiadas, visam a melhoria dos processos e produtos, por meio de inovações que atendam às exigências do mercado.

Em Parnaíba, cidade distante 318 quilômetros ao norte de Teresina, empresários foram beneficiados com o programa, que subsidia 70% do valor dos serviços de consultorias. Entre esses serviços estão apoio metrológico, diagnóstico, aperfeiçoamento e desenvolvimento tecnológico, certificação e prototipagem.

A empresa Ecopellets, situada na ZPE de Parnaíba, recebeu consultoria na área de gestão e redução de desperdício. O sócio-proprietário do empreendimento, Mário Josino Neto, fala que procurou o Sebrae para aperfeiçoar a gestão do negócio.

“Buscamos o Sebrae para obter informações e ferramentas que contribuíssem para melhorar a gestão da empresa. A ideia é seguir o caminho exato do sucesso. Após a consultoria, aperfeiçoamos as entradas e saídas de mercadoria e os controles gerenciais. Com isso, houve um aumento de 30% do faturamento”, destacou Mário.

A Ecopellets está no mercado a mais de 20 anos. A empresa fabrica briquetes e pellets a partir de refugos agroflorestais. O bríquete é um produto 100% renovável, que fornece fonte de calor três vezes mais do que a lenha tradicional. Já os pellets são produzidos com resíduos de madeira natural, em formato de pequenos cilindros. Podem substituir o óleo, gás natural ou outros combustíveis, sendo uma energia limpa, não poluente e com CO2 neutro na queima. Os principais usos desses materiais se dão em churrascarias, pizzarias, calefação, indústrias cerâmicas, frigoríficos e caldeirarias.

Já a cervejaria Don Hop participou da consultoria de adequação de estabelecimentos produtores de bebidas alcóolicas para registro. “Buscamos o Sebrae para iniciarmos o nosso negócio de forma padronizada e com os devidos registros. A ideia é estabelecer o negócio da maneira mais assertiva possível. E a consultoria do Sebrae foi muito importante nesse sentido”, comentou o proprietário da cervejaria, Diego Caetano.

O programa, que tem abrangência nacional, trabalha a inovação tanto em empresas localizadas na zona urbana, como na zona rural. O público-alvo são microempresas, empresas de pequeno porte, produtores rurais e Microempreendedores Individuais.

Maiores informações sobre o Sebraetec podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento Sebrae (0800 570 0800), que funciona para ligações telefônicas gratuitas e também como WhatsApp; ou pelo telefone (86) 3216-1376. Os interessados podem também procurar as Unidades Regionais do Sebrae localizadas em Teresina, Parnaíba, Picos, Bom Jesus e Floriano.

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi