Desenvolvimento Regional

Artesanato do Piauí é destaque em mostra que ocorre até quinta-feira (28), no Senado Federal

Evento contará ainda com Mostra Gastronômica dos nove Estados do Nordeste, além de audiência pública

O artesanato do Piauí é destaque na terceira rodada do ciclo “A Internacionalização da Economia Criativa, da Gastronomia e do Turismo como Indutores do Desenvolvimento Regional”, que contempla os Estados da região Nordeste. A Mostra Cultural de Artesanato teve início hoje (26) e segue até quinta-feira (28), no Espaço Ivandro Cunha Lima, Anexo I do Senado Federal, em Brasília.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura da mostra, a presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal, senadora Kátia Abreu; a vice-presidente da Associação Brasileira dos Sebraes Estaduais (Abase), Adriana Corte Real Kruppa, que é também diretora técnica do Sebrae em Pernambuco e na ocasião representava todas as Unidades do Sebrae do Nordeste; os senadores pelo Piaui, Marcelo Castro e Eliane Nogueira, entre outras autoridades e convidados.

“Essa é uma iniciativa que projetamos para promover as riquezas do Brasil. Hoje abrimos essa exposição maravilhosa do artesanato da região Nordeste. Aqui contamos com a presença de embaixadores e representantes de embaixadas de diversos países. A intenção é que eles levem na bagagem e na memória o que significa o Nordeste e todas as suas riquezas. Que consigamos com isso despertar nos estrangeiros o desejo de conhecer essa região, que tem gastronomia, cultura e arte diferenciados. Em parceria com o Itamaraty, pretendemos levar essa iniciativa para as embaixadas do Brasil no exterior, o que deve contribuir para enriquecer ainda mais essa iniciativa de internacionalização do nosso país. Reiteramos o nosso agradecimento ao Sebrae, que se não fosse por sua pujança e trabalho junto aos pequenos negócios nós não estaríamos vivendo esse momento hoje e nem o Brasil estaria onde está”, disse a senadora Katia Abreu, durante a solenidade de abertura da mostra.

Entre as embaixadas representadas no evento, estavam a da Nigéria, Palestina, Turquia, Espanha, Chile, Reino do Bahrein, Paraguai, Irã, Bolívia e México.

“Estou encantada com essa mostra. Aqui vemos o resultado do esforço e trabalho de artesãos nordestinos. Gostaria de parabenizar o Sebrae pelo apoio dado a esses profissionais e pela brilhante atuação em todo o país, especialmente no meu Piaui, que tem belezas naturais únicas, um artesanato diferenciado e uma gastronomia espetacular. Aproveito para convidar todos aqui presentes para conhecer o meu Estado. Parabenizo ainda a senadora Katia Abreu por essa iniciativa que, com certeza, dará bons frutos”, pontou a senadora pelo Piauí, Eliane Nogueira.

A vice-presidente da Abase, Adriana Corte Real Kruppa, agradeceu ao Senado pela iniciativa, que busca fomentar a melhoria do ambiente empresarial. “Nós do Sebrae, como agentes indutores do desenvolvimento e instituição de apoio aos pequenos negócios ficamos extremamente felizes em ver o artesanato do Nordeste exposto nessa casa. Aqui temos produtos que revelam o resultado do trabalho do Sebrae junto a essa cadeia produtiva, que sustenta territórios e que destaca a nossa cultura. Estamos irmanados no desejo de promover o desenvolvimento regional”, destacou.

Além da Mostra Cultural de Artesanato, será realizada uma Mostra Gastronômica na quinta-feira (28), com a participação de chefs dos nove Estados do Nordeste, que apresentarão pratos típicos da culinária regional. A representante do Piauí será a chef Ceres Rebelo, que oferecerá Ensopado de Caranguejo com Vinagrete de Cajá, Maria Isabel, Paçoca e Doce de Casca de Limão com Ganache de Bacuri.

“Para nós que fazemos o Sebrae no Piauí é uma grande satisfação contribuir com esse evento, que pretende divulgar para o Brasil e para o mundo as peculiaridades de cada canto do Brasil. Do Piauí, tem o nosso rico artesanato, com peças em fibras vegetais, madeira, cerâmica e bordados. Mostraremos também o diferencial da nossa culinária, que é única no Nordeste. A nossa expectativa é atrair o olhar de potenciais turistas, aumentando o fluxo na nossa região, o que deve fortalecer os pequenos negócios e incrementar a economia local”, comenta o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

O evento contará também com audiência pública, que ocorrerá quinta-feira (28), às 10h00, no Plenário da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal, localizada na Ala Alexandre Costa.

Essa terceira etapa do ciclo é uma realização da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal em parceria com a Abase, Sebrae Nacional e com as Unidades do Sebrae da Região Nordeste. O objetivo da ação é contribuir para a promoção do desenvolvimento nordestino, atendendo ao Eixo 5 do Plano de Trabalho da Comissão. As duas primeiras rodadas do ciclo contemplaram os Estados do Norte e Sudeste do Brasil.

O PIAUÍ NA MOSTRA DE ARTESANATO

A riqueza e a diversidade do artesanato piauiense é destaque na Mostra Cultural de Artesanato, com objetos representativos de várias partes do Estado, a exemplo da Cerâmica Serra da Capivara, de Coronel José Dias; das joias em opala, de Pedro II; dos talheres em madeira, de São Raimundo Nonato; da arte santeira e dos bordados, de Teresina; e dos trançados, de Parnaíba e Ipiranga do Piauí.

A arte santeira está representada com peças de Mestre Dico, ícone dessa arte no Piauí, e de Mestre Paquinha, artista inventor do “múltiplo escultural”, em que as figuras se encaixam ou se dissociam, formando um conjunto de grande beleza e versatilidade.

A Cerâmica Serra da Capivara revela as inscrições rupestres do Parque Nacional, que tem a maior e mais antiga concentração de sítios pré-históricos da América. Essas inscrições são também tema dos talheres fabricados com a madeira chamada coração negro.

Os trançados ganham destaque com objetos primorosos feitos com buriti, agave e carnaúba. São bolsas, descansos de prato, caminhos de mesa e outras peças, com designer inovador.

Já as joias com pedras azuis esverdeadas de brilho furta-cor dão ainda mais tom ao artesanato piauiense na mostra. Essas pedras são as opalas, encontradas apenas em dois lugares no mundo: Austrália e na cidade de Pedro II, no Norte do Piauí.

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/