Atendimento Especializado

Agentes de Inovação do Sebrae se reúnem para discutir estratégias de atendimento às MPE

Programa Brasil Mais deve atender 300 empresas do Piauí em novo ciclo, que teve início este mês

Acontece até hoje (16) em Teresina o Encontro Regional dos Agentes Locais de Inovação (ALI), selecionados pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae no Piauí) para atuação no Programa Brasil Mais. No primeiro ciclo do programa, executado de março a junho deste ano, foram atendidas cerca de 250 empresas. Para o novo ciclo, a meta é atender 300 empresas em todo o Estado.

O foco do Brasil Mais é contribuir para tornar os pequenos negócios mais produtivos e rentáveis. Até o final de 2022, devem ser atendidas 1,3 mil empresas no Piauí e 100 mil em todo o país. O atendimento gratuito é feito pelos ALI, que são profissionais bolsistas do CNPQ, capacitados pelo Sebrae para realizar esse trabalho de ajudar os pequenos negócios a inovar, melhorar a gestão e aumentar a produtividade para faturar mais.

“Esse encontro dos ALI é justamente para que possamos fazer um balanço do que foi feito no âmbito do programa até aqui e discutir pontos de melhoria para o ciclo que iniciou agora em julho. Essa troca de experiências e o compartilhamento de boas práticas devem favorecer, sobremaneira, o atendimento aos pequenos negócios, fazendo com esse trabalho se dê da forma mais eficiente e assertiva possível”, pontuou o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda, durante sua participação no Encontro Regional dos ALI.

Ainda durante a conversa com os agentes de inovação, Mário Lacerda destacou que é muito importante levar para as empresas todo o conhecimento e as técnicas necessárias para que elas possam inovar e ter ganhos de performance e produtividade, reduzindo os custos e aumentando o faturamento “Queremos chegar ao final de cada ciclo com a missão do Sebrae sendo fielmente cumprida, que é ter excelência no desenvolvimento dos pequenos negócios, contribuindo para a construção de um país mais justo, competitivo e sustentável”, destacou.

Durante o encontro, além de discutir a operacionalização do Brasil Mais, serão apresentadas também as atualizações do portfólio de soluções do Sebrae, além de realizadas palestras sobre Gestão Empresarial, Gestão Financeira – Indicadores de Produtividade e Gestão da Inovação. Na ocasião, os ALI conhecerão ainda as novas diretrizes e orientações gerais mais recentes do Brasil Mais.

O PROGRAMA BRASIL MAIS

O Brasil Mais é um programa totalmente gratuito, criado por meio de iniciativa conjunta do Governo Federal, Sebrae, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Senai; e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, ABDI; contando com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPQ.

Nesse programa, as empresas selecionadas pelo Sebrae recebem acompanhamento técnico contínuo dos ALI por um período de 4 meses, sendo seis encontros individuais e três coletivos, incluindo um Sprint de Inovação com mapeamento do problema e indicação das melhores soluções – rápidas, de baixo custo e alto impacto – para alavancar os pequenos negócios.

Entre as áreas trabalhadas durante a Jornada da Inovação para a Produtividade, metodologia do programa – focando a inovação de processos, redução de custos e aumento da capacidade produtiva e gerencial – estão Gestão de Operações de Vendas, Gestão de Produtos, Gestão de Processos, Gestão Financeira e Transformação Digital.

Podem participar do programa micro e pequenas empresas, dos setores de comércio, serviços e indústria. Os interessados devem se inscrever no site www.gov.br/brasilmais ou procurar o Sebrae mais próximo. No Piauí, a instituição tem escritórios regionais em Teresina, Floriano, Parnaíba, Picos e Bom Jesus. 

 

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800

www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/