Evento

Agenda de Desenvolvimento do Programa Líder é lançada em Parnaíba

Documento conta com estratégias e metas para o avanço econômico da região norte do Piauí

O Sebrae no Piauí lançou na noite de ontem (28) a Agenda de Desenvolvimento do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional, Líder Planície Litorânea. O evento aconteceu na Unidade Regional da instituição em Parnaíba.

“A Agenda de Desenvolvimento é um planejamento de ações que deverão ser realizadas na região do litoral do Piauí. Esse documento foi elaborado por diversas lideranças dos municípios. O plano apresenta objetivos e metas a serem alcançadas para a promoção do desenvolvimento, levando em consideração projeções futuras e as potencialidades locais. É fundamental que todos os líderes e entidades envolvidas se unam para implementar essa agenda e fazer a região avançar”, destaca o gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae no Piauí, Helder Freitas.

Na Agenda estão descritos objetivos, estratégias e metas para os setores de agroindústria, comércio e serviços; empreendedorismo e inovação; turismo e cultura. O foco é estimular o desenvolvimento econômico, com destaque para os pequenos negócios dessa região. O documento conta ainda com dados socioeconômicos de diversos municípios da região norte do Piauí, principais etapas do Programa Lider e outras informações.

O assistente administrativo do Instituto Federal do Piauí (IFPI) de Parnaíba, Clésio Sousa, apresentou as metas e propostas para o setor de agroindústria. “Nós vamos buscar fomentar a agroindústria com foco na pecuária e agricultura familiar. Toda a região norte é muito rica e tem um potencial agrícola gigante. O foco é fazer com que o produtor venda mais”, destacou.

De acordo com o professor e mentor de inovação, Rodrigo Baluz, a inovação e o empreendedorismo são temas transversais e importantes para o desenvolvimento. “O foco é criar um programa de educação empreendedora e gerar mão de obra qualificada e inovadora. Temos como proposta também criar um ambiente de inovação no litoral, semelhante ao Sebraelab. Parnaíba e região podem se tornar referência em inovação e empreendedorismo”, salientou.

O presidente da Associação Comercial de Parnaíba, Antônio Carneiro Junior, mostrou as principais estratégias para o setor de comércio e serviços. “É fundamental que a mão de obra seja capacitada. Outra meta é realizar circuitos de negócios e assim promover o comércio da região litorânea”, declarou.

Os objetivos e metas de turismo e cultura foram explanados pelo vereador de Ilha Grande, Adilson Castro. “Entre as nossas metas estão a criação de um inventário turístico, realização de seminários sobre infraestrutura e a elaboração de um plano de marketing para o turismo da região norte do Piauí. Vamos atuar de forma efetiva para concretizar essas metas e desenvolver a planície litorânea”, pontuou.

A Agenda de Desenvolvimento destaca que a região da planície litorânea do Piauí tem grande potencial de crescimento em diversos ramos da atividade empresarial. Além do potencial turístico, que influencia também os setores do comércio, prestação de serviços e artesanato, as atividades extrativistas exercem papel importante na dinâmica da economia da região, como a exploração de palmeiras de babaçu, carnaúba, e buriti, configurando-se uma zona de transição entre a floresta amazônica, a caatinga e o cerrado.

“Estamos muito felizes com o protagonismo dos nossos líderes, que apresentam para a comunidade local os eixos que foram planejados de forma coletiva para o desenvolvimento sustentável do território. O evento de lançamento da Agenda foi bastante prestigiado pelos empresários, gestores municipais e demais lideranças”, comentou a gerente da Unidade Regional do Sebrae em Parnaíba, Isabela Ribeiro.

Para a concretização da Agenda de Desenvolvimento, o Sebrae mobilizou lideranças, como prefeitos, empresários, agentes de desenvolvimento, técnicos e gestores de prefeituras, e representantes de entidades de classe. Foram oito encontros, nos quais os líderes participaram de workshops, palestras, debates e oficinas para tratarem das potencialidades e desafios econômicos da região litorânea.

A turma do Líder Planície Litorânea conta com representantes dos municípios de Cocal dos Alves, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas do Piauí, Cocal, Joca Marques, Parnaíba, Joaquim Pires, Bom Princípio do Piauí, Ilha Grande e Luzilândia.

 

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/