Atendimento e Capacitação

YouTuber Mirna Borges abrilhanta abertura de eventos do Sebrae no Piauí

Semana do MEI e Semana Nacional de Educação Financeira acontecem até sexta-feira (24) em 60 cidades do Estado

As Regras de Ouro para o Sucesso Financeiro dos Empreendedores. Esse foi o tema da palestra que marcou a abertura oficial da Semana do MEI e da Semana Nacional de Educação Financeira no Piauí. Os eventos, que são uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, seguem até sexta-feira (24).

A palestra, que aconteceu na noite de ontem (20) na sede do Sebrae em Teresina, foi ministrada pela coach financeira, Mirna Borges, responsável pelo canal EconoMirna, criado no YouTube em 2016. Através desse canal, Mirna dissemina conceitos de educação financeira, utilizando uma linguagem simples e descontraída, facilitando o entendimento sobre o mundo das finanças por parte de jovens e adultos.

Mirna Borges

“A primeira regra para o equilíbrio financeiro é gastar menos do que se ganha. Precisamos estabelecer limites e ter uma boa relação com o dinheiro. Não tem como viver em guerra com dinheiro e ao mesmo tempo querer ficar rico. Outra dica é não misturar as finanças pessoais com as finanças da empresa. A primeira providência é ter as contas separadas. Hoje existem várias opções de contas com tarifa zero, o que facilita esse processo. Pensar como uma empresa é o melhor caminho para a evolução”, disse Mirna Borges.

Ainda segundo a coach financeira, o sonho é o que nos dá motivação para poupar ao longo da vida. “É muito bom gastar, mas realizar sonhos é melhor ainda. Por isso, devemos abrir mão de prazeres momentâneos para ter um prazer maior no futuro. Precisamos entender nossos sonhos e estabelecer metas e prazos para atingi-los. E o dinheiro é o meio para realizar esses sonhos. Poupá-lo então é o caminho mais viável para suas conquistas”, destacou.

De acordo com Mirna, as economias devem começar com cortes de coisas fáceis. “Renegociar o plano de internet ou de TV a cabo pode ajudá-lo a reduzir os gastos. Procurar cartões sem tarifas também é uma boa opção. Não precisa cortar o que te faz bem, antes de cortar outras coisas que não te imponham sacrifício algum. Também é importante diminuir os supérfluos. Mudanças são essenciais para se chegar ao equilíbrio financeiro”, pontuou a YouTuber.

Além da palestra de Mirna Borges, o Sebrae no Piauí realizará até sexta-feira (24) outras capacitações em 60 cidades do Estado, totalizando 150 atividades, entre palestras e oficinas sobre os mais diversos temas do universo empresarial, como: linhas de crédito, gestão, marketing, empreendedorismo, mercado, vendas, formação de preço, plano de negócios, atendimento, liderança, controles financeiros e outros assuntos.

Analistas e consultores do Sebrae estão também disponíveis para esclarecer sobre as vantagens do MEI, auxiliar no preenchimento da Declaração Anual Simplificada, cujo prazo de envio encerra no próximo dia 31 de maio; efetuar serviços de formalização, alteração e baixa de registros; e imprimir os boletos referentes às obrigações fiscais do ano corrente.

Esses atendimento acontecem na sede do Sebrae em Teresina e nos escritórios regionais da instituição em Picos, Parnaíba, Piripiri, Floriano, São Raimundo Nonato e Bom Jesus. Já as capacitações acontecerão também em outras cidades da área de atuação dessas regionais.

APP SEBRAE

Durante a abertura oficial da Semana do MEI e da Semana Nacional de Educação Financeira em Teresina foi lançado ainda o APPSebrae, um aplicativo para facilitar o acesso dos MEI a soluções que vão ajudá-los a crescer e vender mais. 

Na ocasião foi exibido um vídeo, com todas as informações sobre essa nova ferramenta do Sebrae, que inicialmente está disponível apenas para Android, mas que em breve poderá ser baixada também em IOS.

O vídeo está disponível no Canal do Sebrae no YouTube, podendo ser acessado através do link https://youtu.be/nwREjR2SmBo.

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/