Litoral do Piauí

Transporte Off Road e Governança é pauta de encontro no 4º Salão de Turismo da Rota das Emoções

Atividade aconteceu na manhã de hoje (28), em Parnaíba

Aconteceu na manhã de hoje (28), como parte da programação do 4º Salão de Turismo da Rota das Emoções, um Encontro de Secretários Estaduais do roteiro. A reunião foi realizada na sede do Sebrae em Parnaíba. 

Participaram do encontro os secretários estaduais de Turismo do Piauí e do Maranhão, Carina Câmara e Catulé Júnior; diretores superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda, e técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho; entre outras autoridades e atores da Rota das Emoções.

A programação envolveu uma mesa redonda, cuja pauta foi Transporte Off Road e Governança. Participaram dessa atividade o gerente nacional da BRP Brazil Can Am, Fernando Alves; o técnico em Regulamentação da Agência Nacional de Transportes Terrestres, ANTT, Hélio Roberto Silva; e o consultor associado da Fundação Getúlio Vargas, FGV, Luiz Barretto. A mesa foi mediada pelo analista do Sebrae no Maranhão e coordenador da Rota das Emoções, Luiz Valter.

Fernando Alves fez uma apresentação institucional da BRP Brazil Can Am, referência em veículos Side by Side e ATV’s, destacando investimentos no setor de transporte off road e o trabalho que vem sendo realizado para regularizar esse tipo de transporte no país. “Precisamos normatizar o transporte off road em âmbito federal, de maneira a evitar punições desnecessárias aos usuários dos veículos”, ressaltou.

Já Hélio Roberto Silva, falou sobre o trabalho da ANTT e como a agência pode contribuir com o avanço do turismo, a partir de discussões e encaminhamentos que beneficiem as empresas que atuam na Rota das Emoções. “Precisamos construir algo consistente para regularizar o mais rápido possível o transporte de passageiros na Rota”, pontuou.

Já o consultor associado da FGV, Luiz Barretto, tratou de Índice de Competitividade dos Destinos, que é uma metodologia que permite avaliar e monitorar o nível de competitividade, a partir do levantamento das condições da oferta de equipamentos e serviços locais, ambiente de negócios e rede empresarial, da infraestrutura de serviços básicos para receber os visitantes e do posicionamento de mercado do destino pesquisado.

A secretária de Turismo do Piauí, Carina Câmara, falou que estava extremamente feliz pelos encaminhamentos que serão dados ao assunto a partir dessa mesa redonda. “Temos problemas sérios com transportes de passageiros na rota e isso prejudica a operação das agências. Com a legalização das empresas, conseguiremos avançar bastante e garantir a segurança que nossos clientes procuram”, destacou.

Na ocasião, Carina entregou ao técnico da ANTT um documento em que estão registrados todos as demandas dos empresários no que se refere à regularização do transporte off road na Rota das Emoções.

O Encontro de Secretários Estaduais da Rota das Emoções continua na tarde de hoje, com a mesa redonda Casos de Sucesso do Turismo.

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/