Desenvolvimento Regional

Técnicas de Negociação é tema do quarto encontro do Programa Lider no Piauí

Objetivo desse módulo é apresentar ao grupo as estratégias para uma articulação de sucesso

o quarto encontro do Programa Lider Planície Litorânea, que acontece até hoje (30) em Parnaíba, os líderes participam de atividades sobre técnicas de negociação e articulação, para que obtenham êxito nos processos de mobilização, em prol do desenvolvimento regional.

“Durante essa etapa do programa, os líderes receberam capacitações para que tenham mais habilidade ao negociar junto a entidades e pessoas que possam contribuir para o desenvolvimento do litoral do Piauí. A negociação é um dos elementos primordiais para que os líderes possam lograr êxito em suas atividades e obter uma solução conjunta para os desafios regionais”, destaca a facilitadora do programa, Vera Cutz.

Como parte das atividades desse encontro, os participantes realizam dinâmicas, análises e apresentações que abordam o perfil de negociadores, estratégias para que a negociação seja vantajosa para todos, a importância da informação, etapas da negociação e resultados.

“Entre as características de um bom negociador estão clareza conceitual nos momentos de tensão, percepção de poder, conhecimento sobre a outra pessoa, inteligência geral, habilidade verbal, percepção de si mesmo, conhecimento do assunto e integridade”, comentou Vera.

O chefe de divisão do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Ilha Grande, Alex Lauriano, participa dessa primeira turma do Lider

O chefe de divisão do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Ilha Grande, Alex Lauriano, participa dessa primeira turma do Lider. “Nesse módulo estamos focados na negociação e articulação. Todo o conteúdo apresentado fez despertar um autoconhecimento importante sobre meu perfil enquanto líder. Nos exercícios sobre negociação, percebi que podemos melhorar algumas atitudes e comportamentos para fazer articulações com resultados efetivos”, destacou.

Os integrantes do grupo Lider Planície Litorânea ainda fizeram uma autoavaliação de estilo pessoal de negociação.

Secretário de Agricultura de Murici dos Portelas, Ancelino Machado, diz que programa vai ajudá-lo a alcançar melhores resultados em seu município

“As dinâmicas em grupo já são uma oportunidade de aplicar as técnicas de negociação que estamos aprendendo no programa Lider. Com certeza, terei mais ferramentas e possibilidades de negociar e buscar parcerias com mais resultados para a região e atingir as metas estabelecidas para o município”, comentou o secretário de Agricultura de Murici dos Portelas, Ancelino Machado.

O Lider é uma metodologia de mobilização, qualificação e integração de lideranças, que estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável, trabalhando as três dimensões da competitividade: a sistêmica (gestores públicos e prefeitos), a empresarial (empresários locais e suas entidades representativas de classe) e a estruturante (esforço conjunto da sociedade organizada).

No final de oito encontros, que acontecerão no período de oito meses, será criada uma agenda para o desenvolvimento da região do litoral do Piauí, com plano de ação e governança. 

 

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui

Tags: LIDER, agente de desenvolvimento, desenvolvimento, Desenvolvimento Territorial