No Litoral do Piauí

Tânia Zapata dá lição de governança em palestra realizada no Salão do Turismo da Rota das Emoções

Evento acontece até amanhã (30), em Parnaíba

Aconteceu na manhã de hoje (29) o Encontro de Lideranças da Rota das Emoções, atividade que fez parte da programação do 4º Salão de Turismo da Rota das Emoções. Esse evento acontece até amanhã (30) em Parnaíba, sendo uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, nos Estados do Piauí, Ceará e Maranhão. 

O Encontro de Lideranças contou com palestra da socióloga Tânia Zapata, que é associada do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, IADH. Tânia tem especialização em Paris e vasta experiência em governança e turismo, avaliação de programas, projetos e planejamento estratégico de territórios, já tendo publicado, em autoria e co-autoria, dez livros sobre as temáticas do desenvolvimento territorial, gestão participativa e governança. 

Tânia Zapata

“A governança é imaterial, é a capacidade de cooperar. É o principal fator de competitividade e de mudanças estruturantes. Precisamos pensar de maneira coletiva e estratégica, fazendo pactos de médio prazo, com a crença de um futuro comum e melhor para todos. A união é fundamental para conquistarmos melhores resultados, inclusive com relação a políticas públicas governamentais”, disse Tânia.

A palestrante falou ainda que o turismo é vetor de geração de emprego e renda e também uma fonte de felicidade para as pessoas, por isso a importância de inovar nesse segmento. “Precisamos sair da caixa. Fazer mais do mesmo não gera resultado. Ousar e não ter medo de errar é fundamental. Só inova quem não tem medo de errar. O erro é aprendizagem para fazer melhor. Vamos dar asas à nossa imaginação”, pontuou.

Tânia destacou também que a criatividade não vem do conhecimento, mas da capacidade de sonhar e imaginar o que ninguém imaginou para uma demanda humana. “Precisamos também desenvolver os atributos humanos, fazendo a diferença que a tecnologia não faz. Criatividade, emoção, compaixão, ética, empatia, valores e amor nunca serão substituídos pela tecnologia”, ressaltou.

Como sugestão para exercitar a governança, Tânia falou da criação de uma rede da Rota das Emoções, que deverá ser capitaneada pelos empresários, facilitando a união de todos, num projeto aglutinador, capaz de fortalecer a Rota das Emoções.

O 4º Salão do Turismo da Rota das Emoções conta com a parceria do Governo Federal, por meio da Embratur; governos dos Estados do Piauí, Ceará e Maranhão; Prefeitura de Parnaíba, Sistema Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Fecomércio Piauí; e Sistema Federação das Indústrias do Estado do Piauí, Fiepi; e Grupo IP Telecom.

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/