Políticas Públicas

Sexto encontro do Programa Líder acontecerá em Parnaíba esta semana

Pauta serão as metas e prioridades para a elaboração da Agenda de Desenvolvimento da região litorânea do Piauí

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, realizará o sexto encontro do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional, Lider Planície Litorânea, na quinta-feira (23) e sexta-feira (24), no escritório regional da instituição em Parnaíba.

Nessa etapa do programa, o objetivo é criar condições para que os participantes formulem consistentemente a Agenda do Desenvolvimento Regional, concluindo as fases de macro-objetivos, estratégias e iniciativas prioritárias.

O sexto encontro dá continuidade às etapas de elaboração do Plano Estratégico Regional. No encontro anterior o grupo concluiu a formulação da visão de futuro regional e analisou seu ambiente externo e interno. Agora, começa a se delinear os caminhos de como fazer a agenda ser concretizada.

“Este encontro pretende possibilitar aos participantes ampliar o conhecimento e a reflexão sobre a estratégia de desenvolvimento regional e avançar na construção da agenda do desenvolvimento. A tarefa do grupo será definir as estratégias e metas, as grandes decisões, os caminhos que serão utilizados para mudar a realidade e avançar na direção desejada. ”, destaca a consultora de Políticas Públicas do Sebrae no Piauí, Karine Arêa Leão.

Na programação do encontro será realizada a palestra Gente Que Faz, com a cofundadora da Rede Nacional de Turismo Criativo, Recria, e também gerente geral de Inovação Turística da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Recife, Karina Zapata.

A palestrante falará sobre o Impacto da Economia Criativa para o Desenvolvimento Regional. Economia criativa é o conjunto de negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico, a exemplo de ideias e empreendimentos nos segmentos de design, audiovisual, música, artes cênicas e gastronomia.

Também como parte da programação acontecerão oficinas, debates e dinâmicas de grupos.

O PROGRAMA LIDER PLANÍCIE LITORANEA

O objetivo do programa é mobilizar, qualificar e integrar lideranças, visando o planejamento e a coordenação das ações regionais. O público alvo do projeto são gestores municipais, empresários e gestores do terceiro setor com perfil de liderança e potencial de atuação para o desenvolvimento regional sustentável.

O Líder prevê o desenho do plano estratégico da região, além da definição de um sistema de governança e um método de acompanhamento e controle de gestão do desenvolvimento.

As ações são executadas obedecendo ao ciclo referencial do programa, que envolve as fases pré-operacional, operacional e pós-operacional, com atividades de sensibilização, capacitação, apoio técnico, articulação e atendimento. O Sebrae e parceiros colaboram para o desenvolvimento das regiões, integrando o setor privado, setor público e o terceiro setor (voluntários).

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui