Segunda edição do Begê – Sabor e Sol promete movimentar Barra Grande

Evento, que é uma realização do Sebrae, acontecerá entre os dias 05 e 07 de dezembro

A partir da próxima quinta-feira (05) tem início a segunda edição do Festival Begê – Sabor e Sol, em Barra Grande, focando a gastronomia e o turismo. O evento, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, segue até sábado (07). Barra Grande é uma praia do litoral piauiense, localizada no município de Cajueiro da Praia, distante 400 quilômetros ao norte de Teresina. 

O evento, que conta com curadoria do chef Onildo Rocha, terá a participação de 24 estabelecimentos, prometendo uma experiência gastronômica inesquecível para os visitantes.

“Estamos muito empenhados na realização da segunda edição desse grande evento. Esperamos repetir o sucesso de 2018, atraindo visitantes e fomentando bons negócios para as empresas que atuam na cadeia produtiva do turismo em Barra Grande. O foco é aliar experiências gastronômicas ao forte potencial turístico do nosso litoral”, comenta o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

Programação está no site www.pi.sebrae.com.br

Além do festival gastronômico que acontece nos restaurantes, uma grande tenda será instalada na praça principal de Barra Grande, chamada de Vila Begê Sabor e Sol, com espaços voltados para gastronomia, agronegócios, empreendedorismo, música, artesanato, moda, robótica e energia solar.

A VILA BEGÊ SABOR E SOL

Na parte externa da Vila funcionará uma Feira de Produtores Locais, com dez barracas, onde serão expostos e comercializados produtos como farinha de mandioca, hortaliças, frutas e doces.

“Essa é uma grande inovação desta edição. As barracas que serão utilizadas nesse espaço ficarão em poder da comunidade para que os produtores possam realizar feiras periódicas, fomentando o desenvolvimento da agricultura local e gerando emprego e renda para as famílias envolvidas”, explica Mário Lacerda.

O Tablado Cultural funcionará nesse espaço, com apresentações culturais e folclóricas. Essa área foi pensada como estratégia de Urban Hacking, que é definida como a forma de reapropriar os espaços públicos, visando uma maior interação da população e dos visitantes por meio de lazer, economia criativa e entretenimento.

Na entrada da Vila funcionará o espaço Mapa com Tempero, onde um concierge dará todas as informações sobre pratos, localização e horário de funcionamento dos estebelecimentos que participam do festival gastronômico.

 Seguindo o circuito terá o espaço Cozinha Show, onde acontecerão oficinas com Onildo Rocha e chefs convidados.

 Onildo Rocha vai ensinar a receita de Pastel de Mandioca no Vapor, recheado com Camarão e Ervas. O chef Manoel Bezelga revelará os segredos do prato Malassadas de Camarão com Maionese de Abacate e Crips de Couve. Já a chef Larissa Batista ministrará a oficina do drink Bloody Begê.

Trio Begê será o prato ensinado pela chef Carol Melo. A chef Ceres Rebelo levará para a Vila Begê a receita do Caranguejo com Flocos Crocantes, Farofa de Castanha e Vinagrete de Cajá. Os segredos do Carpaccio de Coco, Espuma Verde e Farofa com Casca de Banana serão revelados pelo chef Hervé Witmeur.

A chef Lucimar Campos ensinará a receita do prato Terra e Mar, enquanto a chef Lorena Dayse levará para o Begê Sabor E Sol a receita do prato Camarão com Abacaxi, vencedor de Avental do Programa Masterchef.

No espaço Negócios com Tempero, estarão estandes de instituições e empresas parcerias do evento, que apresentarão para o público seus produtos e serviços, e onde serão realizadas rodadas de negócios entre os empresários locais e fornecedores selecionados pelo Sebrae.

Os produtos do agronegócio estarão no Empório Gastronômico, que contará com a participação de dez empresas, que trabalham com mel, castanha, cajuína, bebidas finas, pescados, macaxeira e cachaça. Outros espaços da Vila, ligados aos agronegócio serão o Begê Beer, com exposição e degustação de cervejas artesanais; uma mini horta de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, PAIS; o Senar, onde será destaque a farinha de mandioca; e um Café, com todas as delícias desse tipo de estabelecimento.

A Coleção Emoção na Mão, desenvolvida sob consultoria do renomado designer Sérgio Matos, será destaque no Espaço Cultura com Tempero. Com inspiração no Delta do Parnaíba, a coleção, produzida por artesãos da região, conta com 20 peças em cestaria, couro, renda, bordado e cerâmica, com abordagens que representam nossa cultura e nossas tradições. Nesse espaço, serão expostos e comercializados também produtos do artesanato de Teresina e da Serra da Capivara.

No Mais Conexões, que conta com a parceria do Sesi/Senai, funcionará uma mini usina de energia solar, demonstrando o funcionamento das placas fotovoltaicas, que geram uma energia limpa e renovável e contribuem para reduzir os custos das empresas com energia elétrica. Nesse espaço, terá também uma exposição de robótica, que é a ciência e técnica da concepção, construção e utilização de robôs.

Os visitantes poderão encontrar também na Vila Begê o espaço Moda com Estilo, com produtos de moda de marcas daquela região e também joias em opala, desenvolvidas em ateliês da cidade piauiense de Pedro II, que juntamente com a Austrália são os únicos lugares no mundo onde é possível encontrar essa pedra preciosa.

Após o encerramento das atividades na Vila Begê Sabor e Sol, o evento continua no Complexo do Vilarejo, com uma grande serenata, que sairá do Coreto da Vila, contando com cerca de 15 vozes dos grupos Octeto e Valor de Pi. No percurso haverá paradas em pousadas, residências, hoteis e restaurantes desse circuito para sarau, no qual Wagner Ribeiro, do Grupo Valor de Pi, declamará poesias.

O FESTIVAL GASTRONÔMICO

Onildo Rocha, que é o curador do festival, esteve em Barra Grande em setembro realizando consultoria junto aos 24 estabelecimentos que confirmaram participação no evento, compartilhando muito conhecimento e ideias inovadoras para a gastronomia daquela região.

Durante as consultorias, Onildo Rocha, que fez atendimentos individuais em cada um dos estabelecimentos participantes, destacou a importância da utilização dos ingredientes locais, tendo escolhido a macaxeira, também conhecida como mandioca ou aipim, como matéria-prima para todos os pratos criados para o evento.

“Incentivamos a criação de receitas com ingredientes locais. A ideia foi modernizar os pratos, tendo como base aquilo que é produzido na região, sem deixar de lado boas pitadas de sofisticação”, comenta Onildo Rocha.

QUEM É ONILDO ROCHA

Onildo Rocha comanda o Grupo Gastronômico Roccia, que engloba o restaurante Cozinha Roccia (vencedor do prêmio Melhor Restaurante Nordestino 2017 no Prazeres da Mesa), o Roccia Bar, o buffet e espaço para eventos Casa Roccia, e a assessoria de festas OR Concept.

Com mais de 10 anos de carreira, tendo estudado em São Paulo e viajado para diferentes destinos no mundo em busca de ampliar seu repertório, Onildo Rocha é considerado um dos nomes mais atuantes da gastronomia nordestina, tendo alcançado reconhecimento no cenário internacional, chegando a fazer parte do comitê do Bocuse D´or no Brasil. O chef, que tem seu restaurante entre os indicados do guia italiano da gastronomia mundial Identità, 

RESTAURANTES PARTICIPANTES E SUAS RECEITAS

 

  • Bandoleiros Grill: Terra e Mar
  • Bob Z Boutique Resort: Ceviche de Lagosta com manga e lâmina de macaxeira
  • Kite Beach: Arroz Caldoso com Lagosta
  • La Cozinha: Arraia Grelhada com Bernaise de Ostra, Farofa e Chips de Macaxeira
  • La Orla Restaurante: Chiquita Bacana
  • Oía Restaurante (La Plage Hotel Boutique): Milos
  • Manga Rosa: Bobó de Camarão e Arroz com Abóbora e Queijo Coalho
  • Ora Burguer: Vulcão Burguer
  • Sorveteria Ora Bolas: Sorvete de Macaxeira, Crumble de Castanha e Calda de Rapadura
  • Hotel Manatí: Arroz com Frutos do Mar e Chips de Macaxeira
  • Pousada Paraíso da Barra: Ninho de capote
  • Villa dos Poetas Restaurante: Nhoque de Macaxeira com Lagostim Assado na Manteiga da Terra com Palmito Braseado, Tomates Cereja ao Molho Bisque
  • Mô Restaurante (Pousada Titas): Lasanha de Macaxeira com Camarão
  • Quetuqueres: Polvo do “Barra”
  • Crisca Café: Caldo de Abóbora com Carne de Sol e Queijo Coalho, acompanhado de Pão de Macaxeira
  • Açaí no Grau: Açaí Tropical com Creme de Tapioca.
  • Pousada Barra Del Mundo: Patola de Caranguejo com Maionese de Limão
  • Delícia de Pizza: Pizza a Moda da Casa com borda de Creme de Macaxeira
  • Barbatana Culinária Japonesa: Peixe Grelhado, Molho de Pimenta de Cheiro e Vinagrete de Macaxeira
  • Restaurante Blue Bay: Polvo Cozido com Molho Especial de Ervas e Purê de Macaxeira
  • Self-Service Beira Mar: Caldo de Frutos do Mar com Biscoito Begê Sabor e Sol
  • Pizzaria Rota dos Ventos: Nhoque Árvores Verdes
  • Bandoleiros Creperia: Crepe de Carne de Sol e Creme de Macaxeira
  • Restaurante Pé de Vento (Pousada BGK): Sol Nordestino – Carne de Sol com Pirão de Leite e Farofa D’água

OUTRAS AÇÕES

Além da consultoria de Onildo Rocha, o Sebrae realizou também cursos de Drinks,

Como Atender Melhor O Cliente, e Garçom Básico, além das oficinas Básica para Camareiras e Melhoria dos Processos Gastronômicos.

“Os cursos foram uma segunda fase do processo de preparação interna dos estabelecimentos, após a consultoria do chef Onildo Rocha. O foco foi capacitar também outros profissionais envolvidos na cadeia produtiva do turismo naquela região, para que possam oferecer produtos e serviços cada vez melhores e diferenciados para os turistas. Participaram tanto representantes dos estabelecimentos confirmados no festival, como de outros empreendimentos que aderiram ao evento”, pontua Mário Lacerda.

O Sebrae realizou também uma oficina de Arte Urbana para as crianças da comunidade, de maneira a desenvolver nesse público novas habilidades. Como extensão da oficina, foram feitos grafites nos muros de casas e estabelecimentos comerciais localizados na entrada da cidade e próximos à praça principal de Barra Grande, transformando a região numa grande vitrine de arte urbana.

ATRATIVOS TURÍSTICOS DE BARRA GRANDE

Em Barra Grande, o turista pode apreciar o passeio do cavalo marinho, percorrendo as águas de mangues, onde estão esses coloridos animais; ou simplesmente desfrutar do mar de águas tranquilas, que mais se assemelha a uma lagoa.

Na Barrinha, onde estão águas de tons cristalinos, o visitante se sente no Caribe. Os ventos fortes do lugar são propícios para a prática do kitesurf.

É nessa região também que se localiza o Cajueiro Rei, o maior do mundo. Medições topográficas comprovam que a extensão dessa árvore é de 8.800 m², sendo 300 m² maior que o cajueiro de Pirangi, no Rio Grande do Norte, até então considerado o mais extenso do planeta.

Os visitantes podem também curtir a noite do vilarejo, passeando pelas ruelas de areia, que concentram grande parte dos restaurantes de Barra Grande.

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/