Sebraelab Experience chama atenção de visitantes do Sebrae em Teresina

Espaço de coworking e conexões tem vasta programação para o público

Um espaço de estímulo à criatividade, à inovação, ao consumo de informações, à geração de novos conhecimentos, ao aprendizado contínuo e às múltiplas conexões nos negócios. Assim pode ser definido o Sebraelab Experience, inaugurado recentemente na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, em Teresina.

Além das mentorias que acontecem no espaço para empresas selecionadas no Sebrae Like a Boss, a programação de eventos do Sebraelab para este mês inclui o Meetup Piauindie, que acontece neste sábado (19); Encontro de Empretecos, segunda-feira (21); oficina de Planejamento Participativo da Central de Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação, CSTIC, que começa segunda-feira e segue até terça-feira (22); e a oficina Usando o Instagram para Aumentar suas Vendas, que será realizada no dia 29 deste mês. As inscrições para esta oficina já estão disponíveis no site do Sebrae – www.pi.sebrae.com.br, na aba Eventos e Cursos.

“O Sebraelab faz parte do novo espaço de atendimento do Sebrae, estruturado para promover a união para a busca de grandes resultados, que impactem positivamente o outro, a sociedade, a economia e o meio ambiente. Nessa célula multifuncional queremos promover conexões, interações e fomentar a inovação e o surgimento de novos negócios, acompanhando os movimentos da revolução tecnológica e digital, da economia colaborativa, de experiências interativas de troca de conhecimento e redes de relacionamento”, explica o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

No Sebraelab, estão disponíveis cabines para reuniões e de mentorias, e também de vídeo, onde os visitantes podem participar de reuniões via Skype ou hangouts, realizar ou participar de webinários, fazer lives para redes sociais e outras ações. O uso dessas cabines é gratuito e não há necessidade de agendamento prévio.

“Temos espaços flexíveis e adaptáveis para vários tipos de necessidade. A única exigência para uso desses espaços é que de alguma forma o visitante contribua com a comunidade do Sebraelab, se disponibilizando a realizar alguma atividade de compartilhamento, como uma palestra, um batepapo, uma mentoria ou orientação para quem está começando. É de fato contribuir para fortalecer a comunidade empreendedora”, explica o analista do Sebrae no Piauí e gestor do Sebraelab, Samuel Moraes.

O espaço funciona também como um coworking, com mesas de trabalho coletivas, uma excelente opção para empreendedores digitais individuais ou iniciantes, e para profissionais que prestam serviço remoto.

Felipe Machado

“Atuo como desenvolvedor há pouco mais de quatro anos, trabalhando remotamente para empresas dos Estados de Minas Gerais e do Paraná. Aqui no Sebraelab encontrei o espaço ideal para realizar as minhas atividades. É um lugar muito legal, frequentado por pessoas com a cabeça fora da caixa. Uma galera realmente empreendedora. Além da oportunidade de trocar experiências e estabelecer conexões interessantes, posso participar de eventos e saber tudo sobre o ecossistema em primeira mão, como lançamentos de editais, palestras e workshops. É um verdadeiro hub, que vai atrair mentes incríveis e performar muito. Acredito que daqui sairão muitas startups. O Sebraelab é realmente nota 10”, avalia Felipe Machado, que tem frequentado o espaço diariamente.

Além de cabines e espaços de coworking, o Sebraelab, conta com uma biblioteca, onde os visitantes podem ter acesso a publicações impressas, o que reforça a sua condição de ponto de conhecimento. Também é possível realizar pequenos eventos nesse espaço, desde que os mesmos estejam ligados à temática de empreendedorismo inovador, tecnologia e criatividade.

“O Sebraelab facilitou demais os nossos encontros, já que moramos distantes um dos outros. Aqui temos toda a estrutura necessária para avançar com a nossa startup, além de estarmos num espaço de conexão com outras pessoas do ecossistema. Isso possibilita muito networking e troca de experiências com pessoas que já passaram pela dor que nós vamos passar ou estamos passando, facilitando bem mais a nossa caminhada”, destaca Adriano Bezerra, da startup Quero Festas, que já está disponível na Play Store.

A Quero Festas surgiu de uma ideia de Adriano e seu amigo Mateus Martins, e depois passou a contar também com ajuda do programador Samuel Carlos. Uma das primeiras mentorias que o trio recebeu foi durante o Startup Day, evento realizado pelo Sebrae. Na oportunidade, eles desenvolveram um model canvas. Agora a startup está na fase de validação do aplicativo de divulgação de festas junto aos usuários e aos clientes, que são os empresários do ramo de entretenimento.

CONCEITO DO SEBRAELAB

A metodologia do Sebraelab – cujo conceito é Learn, Attend e Business (Aprender, Atender e Negócios) não cabe em um simples escritório. Ela é acolhida em um espaço, com dinâmica de funcionamento que estimula a construção de uma agenda orgânica, aderente aos problemas e interesses locais, uma vez que é construída pelo ecossistema e comunidades que frequentam ou estão no entorno do SebraeLab.

“Parabenizo o Sebrae pela iniciativa de entregar para a capital um espaço de atendimento para novos aprendizados e experiências. Estamos na era do conhecimento e somos reconhecidos justamente por nossa excelência em ensino. Agradecemos a essa instituição por contribuir para o desenvolvimento de nossa gente, oportunizando a empreendedores e empresários conexões com o futuro”, comenta o prefeito de Teresina, Firmino Filho, que visitou recentemente o novo espaço.

O espaço foi pensado para empreendedores inovadores e transformadores experimentarem novas práticas e processos de aprendizagem, e onde o conhecimento é compartilhado e a colaboração é mais do que uma atitude, é a essência. É onde os clientes e os próprios colaboradores do Sebrae podem se permitir experimentar novas práticas e processos não induzidos, sempre com um espírito mais tolerante ao erro. É um espaço para viver, empreender, conviver e se apropriar.

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/