Sebrae realiza Encontros Regionais de Agentes de Desenvolvimento

Eventos acontecem esta semana em Parnaíba, Piripiri e Floriano

Amanhã (12) acontece o Encontro Regional de Agentes de Desenvolvimento, ADs, em Parnaíba, cidade localizada a 318 quilômetros ao norte de Teresina, sendo uma ação do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí.

Na terça-feira (13), o encontro acontecerá em Piripiri, reunindo ADs dessa regional, que abrange 22 municípios. Já na sexta-feira (16), o evento será realizado em Floriano, cujo território envolve 43 municípios.

O objetivo desses eventos é aproximar os agentes e fortalecer a atuação deles em seus respectivos municípios, por meio do compartilhamento de boas práticas e soluções para o avanço das diversas regiões.

“Iniciamos a série de encontros na cidade de Bom Jesus. Já passamos também por Picos e São Raimundo Nonato. Realizaremos esse evento em todas as cidades em que o Sebrae possui escritórios regionais, o que inclui além de Parnaíba, Piripiri, Floriano e Teresina”, explica a gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae no Piauí, Solange Azevedo.

Além de Bom Jesus, o encontro aconteceu na última semana em Picos e São Raimundo Nonato, cidades localizadas na região sul do Estado.

De acordo com Solange, devido a mudanças nas gestões municipais, por ocasião do último pleito, fez-se necessária essa ação do Sebrae. “Os ADs são profissionais nomeados pelos gestores, mas capacitados pelo Sebrae. Com a troca de comando em muitas cidades, houve a substituição de alguns agentes. Para não comprometer o andamento dos trabalhos realizados por esses técnicos, consultores estão percorrendo as várias regiões, levando informações importantes para a promoção do desenvolvimento local”, acrescenta.

O ciclo de encontros encerrará no dia 19 de junho, com um evento na capital, cuja área de atuação do escritório regional envolve 37 municípios.

OS AGENTES DE DESENVOLVIMENTO

Os Agentes de Desenvolvimento foram criados para auxiliar no processo de implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. No entanto, o papel do agente e sua influência positiva no município vão além das atividades relativas à essa legislação.

Esses técnicos, nomeados pelas prefeituras, atuam também como mobilizadores, auxiliando no processo de continuidade dos programas e projetos contidos nessa legislação, tendo ainda papel fundamental na articulação para promoção do desenvolvimento sustentável e na aproximação dos empresários e empreendedores com o poder público.

Os ADs recebem treinamentos periódicos, ofertados pelo Sebrae, com foco na qualificação profissional e no desenvolvimento de competências específicas como planejamento estratégico, técnicas para moderação de grupos, negociação e solução de conflitos, elaboração e gestão de projetos, articulação e captação de recursos.

“O agente deve ter capacidade de planejar estrategicamente, interagir com as lideranças, negociar e ponderar, o que facilita a implementação da Lei, fazendo valer os princípios contidos nessa legislação, que prevê tratamento diferenciado e favorecido para os pequenos negócios, sendo um instrumento para a promoção do desenvolvimento local”, destaca Solange Azevedo.

Atualmente, o Piauí possui 78 Agentes de Desenvolvimento, que atendem nas Salas do Empreendedor, instaladas nos municípios, repassando informações referentes à abertura e fechamento de empresas, aos editais de licitação e compras do poder público, entre outros assuntos.

A SALA DO EMPREENDEDOR

A Sala do Empreendedor é um espaço físico da Prefeitura Municipal, onde os empresários podem obter informações e solucionar problemas relativos aos processos de abertura, baixa e funcionamento de empresas. Atualmente, o Piauí possui 73 Salas do Empreendedor em funcionamento.

O objetivo do Sebrae ao incentivar a instalação da Sala do Empreendedor nos municípios é fomentar a legalização de negócios, que se enquadrem nos requisitos estabelecidos na Lei Geral, e facilitar o acesso dos Microempreendedores Individuais, MEI, a informações e capacitações, que possam ser úteis na condução dos negócios.

No próximo dia 23 de junho será inaugurada a Sala do Empreendedor em Porto, cidade localizada a 183 quilômetros ao norte de Teresina. A sala funcionará na Av. Presidente Vargas, no centro de Porto. Na ocasião, será realizada a palestra Empreendedorismo e Inovação.

Analistas e consultores do Sebrae e da Junta Comercial do Estado também estarão na cidade apresentando o Piauí Digital e sensibilizando os gestores quanto à importância da implantação dessa ferramenta. Esses profissionais realizarão ainda o mapeamento nos órgãos municipais sobre as necessidades para habilitação no sistema integrador da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios, Redesimples.

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui

Tags: Sala do Empreendedor, agente de desenvolvimento