Sebrae realiza encontro de sensibilização do Programa Líder Planície Litorânea

Evento acontecerá terça-feira (09), no auditório do Sebrae em Parnaíba

Na próxima terça-feira (09), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, realiza um encontro de sensibilização do Programa de Liderança para o Desenvolvimento Regional, Líder, que acontecerá pela primeira vez no Estado, com ações programadas para até novembro de 2020.

O evento terá início às 08h00 no auditório da instituição em Parnaíba, contando com as presenças do presidente do Conselho Deliberativo, Antônio de Almendra Freitas Neto, e do diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda; bem como de representantes do setor público, setor privado e do terceiro setor dos municípios que poderão ser contemplados nessa primeira turma do programa, cujo lançamento oficial está previsto para agosto.

Entre esses municípios estão: Parnaíba, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Luís Correia, Caraúbas do Piauí, Cocal, Cocal dos Alves, Morro do Chapéu do Piauí, Buriti dos Lopes, Bom Princípio do Piauí, Caxingó, Joaquim Pires, Luzilândia e Murici dos Portelas.

O objetivo do programa é estimular a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável. A metodologia engloba mobilização, qualificação e integração de lideranças – gestores públicos, empresários, representantes de entidades de classe e de organizações da sociedade civil – de um determinado território assistido pela instituição.

“Esse programa será muito importante para o desenvolvimento da nossa Planície Litorânea. A expectativa é contar com a efetiva participação de lideranças dos 15 municípios, para atuarem não só nos segmentos produtivos e de mercado, mas também para favorecer a melhoria das comunidades e da sociedade como um todo”, explica o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

Por meio do programa, as lideranças locais são identificadas e convidadas a debater intensamente questões que se harmonizam com as particularidades e potencialidades da região, elegendo prioridades para a estruturação e formulação de um plano voltado ao desenvolvimento sustentável.

Segundo Mário Lacerda, esse encontro de sensibilização marca o início das atividades do Líder no Estado. “A mobilização das lideranças vem sendo feita por analistas e consultores tanto da nossa Unidade de Políticas Públicas como do Escritório Regional de Parnaíba. A nossa expectativa é sair desse primeiro encontro com os termos de adesão devidamente assinados e um grupo previamente formado para atuar na definição de estratégias para o crescimento dessa região, de forma sistemática e sustentável”, acrescenta.

Durante o evento, a prefeita do município de Cururupu (MA), Rosária Chaves, vai falar sobre a sua experiência como participante do Líder, no âmbito do Projeto Litoral Ocidental Maranhense, desenvolvido pelo Sebrae no Maranhão. A ideia é mostrar os benefícios do programa para o desenvolvimento não só de Cururupu, mas também de toda a região da qual esse município faz parte.

O PROGRAMA LÍDER

O Líder foi concebido pelo Sebrae para mobilizar e apoiar as lideranças locais para a efetivação das vocações e otimização dos recursos, com ênfase nos pequenos negócios, como também para promover a integração, a organização política e a qualificação das lideranças para a formulação, implantação e gestão, de forma empreendedora e participativa, das políticas de interesse público e regional.

Esse programa insere-se no contexto da “Era da Informação”, em que a capacidade de empreender não se baseia somente na comercialização de produtos e serviços, mas também na capacidade de desenvolvimento contínuo, na melhoria e maximização das relações pessoais, organizacionais, locais e regionais.

O objetivo é intensificar e otimizar os relacionamentos em rede, como solução individual e coletiva para os pequenos negócios, propondo-se a mobilizar para a invenção ou re-invenção regional, para a geração ou fortalecimento do sentimento de regionalidade e da identidade regional, com foco no seu desenvolvimento e dos pequenos negócios.

O programa pode ser compreendido em quatro dimensões complementares: Estratégica (formação de um grupo regional de líderes, com interesses e objetivos comuns); Interação (motivar para participar ativamente do grupo, potencializando a rede de contatos); Qualificação (capacitação dos líderes, que colocarão em prática os insumos da aprendizagem); e Institucionalização (geração de um contrato de intenções, um plano de ação e mecanismos de sustentação, que garantam a sustentabilidade das ações coletivas necessárias ao alcance do desenvolvimento regional).

As ações serão executadas obedecendo ao ciclo referencial do programa, que envolve as fases pré-operacional, operacional e pós-operacional, com atividades de sensibilização, capacitação, apoio técnico, articulação e atendimento.

Na fase pré-operacional, que antecede a formação do grupo, é feita a identificação da situação regional e a sensibilização de lideranças. Na fase operacional, o grupo já está formado e deve se estruturar para construir as estratégias e definir um plano de ação. Essa fase engloba oito encontros. Já na fase pós-operacional, são realizados cinco fóruns de desenvolvimento regional para o monitoramento dos compromissos firmados no plano de ação.

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/