Em Corrente

Sebrae promoverá palestras no Encontro das Cidades do Extremo Sul do Piauí com as Políticas Públicas

Instituição terá ainda estande na Expocorrente, que começará na mesma data do encontro

O 1º Encontro das Cidades do Extremo Sul do Piauí com as Políticas Públicas, que acontecerá no dia 18 deste mês, promete reunir dezenas de gestores e lideranças municipais em Corrente, município localizado a 874 quilômetros ao sul de Teresina, onde também será realizada a 42ª Expocorrente, entre os dias 18 e 23 de julho.

Durante o encontro, analistas e consultores do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, ministrarão palestras sobre temas relevantes para a melhoria do ambiente de negócios na região.

“Esse encontro vai reunir prefeitos e outros gestores municipais, além de agentes de desenvolvimento, representantes do legislativo e de entidades de classe. Será uma excelente oportunidade para que possamos divulgar os nossos projetos e ações, sensibilizando os participantes quanto a importância de criar um ambiente favorável ao avanço dos pequenos negócios, como estratégia para o desenvolvimento local”, afirma o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.

O analista do Sebrae no Piauí, Maurílio Quaresma, vai ministrar a palestra “Sebrae – Parceiro dos Prefeitos”, falando sobre o portfólio de ações de Políticas Públicas da instituição.

Já a consultora do Sebrae no Piauí, Débora Oliveira, vai falar sobre Políticas Públicas para Agricultura Familiar, destacando como os gestores podem operacionalizar a participação dos pequenos produtores nas compras governamentais, atendendo aos preceitos da Lei 11.947/09.

“A Lei 11.947/09 prevê que 30% do valor repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE, para o Programa Nacional de Alimentação Escolar, PNAE, devem ser destinados à compra de gêneros alimentícios diretamente dos agricultores familiares. O objetivo da palestra é justamente mostrar como os gestores podem se adequar a essa legislação”, destaca a gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae no Piauí, Solange Azevedo.

Outra tema que será abordado durante o encontro é “Selo SIM: Estratégia de Acesso da Agricultura Familiar aos Mercados Formais. A consultora do Sebrae, Elza Soares, vai tratar da importância da obtenção do Selo de Inspeção Municipal, SIM, por parte dos produtores que trabalham com gêneros alimentícios de origem animal.

“O Selo SIM atesta a qualidade dos produtos de origem animal, dando mais segurança aos consumidores na aquisição desses gêneros alimentícios. Essa certificação é também requisito para que esses produtos possam ser inseridos nas compras públicas. Por isso, vamos abordar esse tema no encontro. Quanto mais produtores participarem de compras governamentais, mais perto estaremos de consolidar o desenvolvimento local”, acrescenta Solange Azevedo.

O 1º Encontro das Cidades do Extremo Sul do Piauí é uma realização da Associação dos Municípios do Extremo Sul do Piauí, AMES, e da Câmara Municipal de Corrente, tendo o apoio do Sebrae no Piauí e da empresa Fort Notícias.

AÇÕES DE POLÍTICAS PÚBLICAS

A Implementação da Lei Geral é um dos focos do trabalho do Sebrae nos municípios. Essa legislação prevê o tratamento favorecido, simplificado e diferenciado aos pequenos negócios. Para tirar essa lei do papel, o gestor pode contar com a parceria do Sebrae na execução de ações de políticas públicas, englobando: Agentes de Desenvolvimento, Sala do Empreendedor, Redesimples e Compras Governamentais.

O Agente de Desenvolvimento, AD, é um servidor da prefeitura, que atua como articulador e mobilizador na implementação da Lei Geral, tendo ainda papel fundamental na promoção do desenvolvimento sustentável e na aproximação dos empresários e empreendedores com o poder público. Esse profissional é capacitado pelo Sebrae, recebendo acompanhamento contínuo da instituição.

A Sala do Empreendedor, onde o AD atende, funciona como um ponto de apoio para empreendedores e empresários. É o local da Prefeitura Municipal, onde se trabalha pautado na desburocratização dos processos de abertura de empresas, regularização e baixa, além de serviços exclusivos para os Microempreendedores Individuais, MEI.

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios, Redesimples, estabelece diretrizes para simplificar e integrar os processos de abertura, alteração, baixa e legalização de empresas, desburocratizando os procedimentos e contribuindo para a eficiência da Lei Geral. A implantação dessa Rede no Piauí é de competência da Junta Comercial. O Sebrae atua na digitalização de todo o acervo documental do órgão e no monitoramento da implantação do sistema.

No que se refere às Compras Governamentais, a Lei Geral prevê exclusividade para os pequenos negócios nas contratações de até R$ 80 mil. Além disso, a legislação determina a criação de lotes específicos para as pequenas empresas em licitações de maior valor. O Sebrae trabalha para que os municípios possam atender a esse preceito da Lei Geral.

SEBRAE NA EXPOCORRENTE

O Sebrae no Piauí marcará presença na Expocorrente, maior feira agropecuária da região. No estande da instituição, analistas vão atender os visitantes, apresentando os projetos e soluções, focando nas consultorias tecnológicas e gerenciais, e em cursos e oficinas de gestão.

Como parte da programação do evento, acontecerá, no dia 19 de julho, o II Encontro de Administração e Ciências Agrárias, evento em que o gerente do Sebrae em Bom Jesus, Kássio Castelo Branco proferirá a palestra “Desenvolvendo Equipes para Alta Performance: Desafios e Competências”.

“Irei falar sobre os principais desafios a serem superados para atingir resultados, como relacionamento interpessoal, comunicação, resolução de conflitos, cooperação, troca de experiências e estabelecimento de metas. Abordarei ainda as competências de um líder, destacando conhecimento, habilidade e atitudes necessárias para o alcance dos objetivos traçados”, afirma o gerente do Sebrae em Bom Jesus, Kássio Castelo Branco.

A programação da Expocorrente envolve ainda exposição de animais, leilões, vaquejada, julgamento de raças, cavalgadas, atividades recreativas e shows.

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui

Tags: Agronegócios, Rede Simples, agente de desenvolvimento, consultoria