Rota das Emoções

Sebrae prepara empresários para criação do Plano de Ação Estratégico de Mercado do Litoral Piauiense

Instituição realiza hoje (14), a palestra online Posicionamento de Mercado e Diferenciais Competitivos no Turismo

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, realiza hoje (14), às 16h00, a palestra online Posicionamento de Mercado e Diferenciais Competitivos no Turismo. O evento é voltado para empresários do trade turístico e tem como foco a elaboração do Plano de Ação Estratégico de Mercado do Litoral Piauiense, que envolverá os quatro municípios do Estado que fazem parte da Rota das Emoções: Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande.

O plano de ação tem como objetivo consolidar o posicionamento da Rota das Emoções, ampliando a comercialização dos destinos do litoral piauiense de maneira integrada. O foco é também estabelecer estratégias para aumentar o fluxo de visitantes e gerar mais receita para as empresas do segmento do turismo.

“Semana passada realizamos um primeiro encontro de alinhamento sobre a elaboração desse plano, que é parte das ações do Projeto Recomeçar Turismo, com representantes de órgãos de governo e entidades de classe. Agora apresentaremos a proposta para os empresários. A ideia é sensibilizar todos os atores do turismo do litoral para a importância da construção coletiva desse plano, que deve contribuir para organizar a retomada do turismo e aumentar a competitividade e a sustentabilidade dos pequenos negócios do segmento, especialmente no período de pós pandemia”, afirma o analista do Sebrae em Parnaíba, Élcio Lima.

Além do Sebrae e dos empresários de meios de hospedagem, agências de receptivo, estabelecimentos de alimentação fora do lar e organização de eventos, outros atores serão envolvidos na construção do plano: secretarias municipais de Turismo; Secretaria de Turismo do Estado do Piauí; conselhos municipais de Turismo; associações e entidades privadas com atuação no segmento turístico; Litoral Piauiense Convention & Visitors Bureau; e gestores de atrativos turísticos e unidades de conservação.

O RECOMEÇAR TURISMO

A primeira fase do Recomeçar Turismo iniciou em junho, tendo como foco auxiliar as empresas de turismo da Rota das Emoções na retomada das atividades, já que o setor foi um dos mais afetados pela pandemia do Coronavírus. Mais de 40 empresas participaram de consultorias gratuitas do Programa Sebraetec, nas seguintes áreas: Boas Práticas Higiênico Sanitárias e Cuidados contra a Covid-19; Transformação Digital; e Comunicação Visual.

Em setembro, começou a segunda fase do projeto, mais voltada para questões gerenciais e de mercado. Cerca de 30 empresas estão recebendo consultorias nas áreas de Organização, Controle e Planejamento Financeiro; e de Marketing Digital.

O Plano de Ação Estratégico de Mercado é parte desse segunda fase do Recomeçar Turismo, que prevê ainda capacitações para participação em Encontros de Negócios; e na área de Gastronomia, com vistas ao Festival Gastronômico Sabores da Rota.


Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: (86) 9 9583-4586
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/