Economia Criativa

Sebrae no Piauí reúne grandes nomes do cenário nacional em Jornada Criativa

Evento, on-line e gratuito, acontece segunda-feira (23) e terça-feira (24)

Segunda-feira (23) e terça-feira (24), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, realiza a Jornada Criativa, seminário on-line e gratuito, que acontece como parte da programação da Semana Global do Empreendedorismo. O foco é o compartilhamento de conceitos, estratégias e experiências, mostrando como a cooperação e a criatividade estão na base de negócios sustentáveis e rentáveis.

O evento, que envolve palestras e oficinas, tem como público-alvo profissionais de setores da Economia Criativa, como design, arquitetura, decoração, moda, artesanato, tecnologia e games, gastronomia, turismo, cinema, música, produção, e demais segmentos ligados a atividade culturais e populares.

“A Economia Criativa, que trata de tradições, artes e cultura, é identificada como um setor com grande potencial para a retomada da economia. Mas para que esse potencial seja aproveitado de maneira eficiente, precisamos instrumentalizar os atores dessa cadeira produtiva. E esse é justamente o objetivo da jornada”, pontua a gerente da Unidade de Competitividade do Sebrae no Piauí, Luana Thaina.

A jornada foi pensada como estratégia para disseminar entre empreendedores da Economia Criativa as tendências de mercado, as novas tecnologias disponíveis e, principalmente, mostrar como a capacidade de gestão ágil e assertiva pode contribuir para o crescimento dos negócios.

A PROGRAMAÇÃO

O Valor do Negócio Cultural e Criativo será o tema da oficina, que acontece segunda-feira (23), às 9h00, sendo ministrada pelo designer e produtor cultural Arthur Braga. Braga, atualmente coordena a CEÇA, movimento colaborativo e experimental para práticas de empreendedores, artistas e coletivos criativos independentes; sendo também gestor da Rede Nacional de Experiências e Turismo Criativo, Recria.

No mesmo dia às 16h00, será realizada a palestra A Importância da Cultura e da Criatividade para Cidades e Territórios, com o consultor de negócios e inovação nos setores criativos, André Lira; e com a designer e consultora, Renata Gamelo.

André Lira é idealizador do Revira, projeto voltado para empreendedores dos setores criativos; além de CEO da Cultive, empresa que promove o desenvolvimento de pessoas, empreendimentos, ecossistemas e territórios por meio da criatividade, inovação, colaboração e sustentabilidade.

Já Renata Gamelo atua em projetos de pesquisa e consultoria em Design e Economia Criativa, sendo representante da região Nordeste no Colegiado Setorial de Design do Ministério da Cultura. Desde 2017 é empreendedora na La Ursa Tours, empresa focada no turismo criativo e de experiências com uso de mobilidade ativa. A La Ursa integra a Recria, na qual Renata é parte do núcleo gestor.

Na terça-feira (24), às 9h00, acontece a oficina A Criatividade na Pandemia – Como Empreender na Incerteza, ministrada pela designer de moda e empreendedora social Maria Ribeiro. Maria está à frente da marca de acessórios e objetos de decoração Maria Ribeiro, do projeto eco-social Love Trash, do coletivo Empresas Afetivas, e do projeto Revira.

A palestra A Importância da História e do Propósito para Empreender também acontecerá no dia 24 de novembro, às 16h00, sendo proferida pelo produtor cultural e consultor em Economia Criativa, André Lobão; e pela empreendedora e artista visual, Íldima Lima.

André Lobão, que já atuou em vários projetos culturais, é sócio-criador da Cozinha Ancestral, empreendimento criativo colaborativo, em forma de espaço cultural, localizado no centro histórico de São Luís. A Cozinha Ancestral promove experiências culturais, por meio da união de culinária ritual, moda brechó, comunicação, literatura e laboratório de café.

Íldima Lima é relações públicas, com atuação especializada em Gestão de Marcas, Comunicação e Projetos. Se dedicada também à produção artística e pesquisa plástica voltada à representação de mulheres negras nas artes; além de idealizadora do Projeto Revira e CCO na Cultive.

Maiores informações e inscrições no Portal do Sebrae no Piauí – www.pi.sebrae.com.br. Os interessados podem também ligar para (86) 3216-1333.


Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: (86) 9 9583-4586
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/