DET Vale dos Rios

Sebrae incentiva o desenvolvimento territorial

Equipe da instituição visitou o território Vale dos Rios para acompanhar as ações em oito municípios

Uma equipe do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, visitou, na última semana, oito municípios do centro sul do Estado, atendidos pelo Projeto Desenvolvimento Econômico Territorial, DET, Vale dos Rios Canindé, Piauí, e Itaueira, executado pela instituição.

Foram visitadas as cidades de Santa Rosa do Piauí, São José do Peixe, São Francisco do Piauí, Nazaré do Piauí, Oeiras, Floriano, Cajazeiras do Piauí e Arraial.

Reunião do DET em Oeiras

“O objetivo dessas visitas foi verificar in loco como está o trabalho e as ações da Rede de Cooperação do DET, que envolve o poder público e a iniciativa privada, contando com cinco representantes de cada um dos municípios”, explica a analista do Sebrae no Piauí, Maria de Lourdes Freire.

As redes de cooperação envolvem secretários, prefeitos, agentes de desenvolvimento e representantes da classe empresarial e de sindicatos de trabalhadores. Cada município possui sua rede local, as quais que se integram e formam a Rede de Cooperação do DET, que é focado no desenvolvimento do território como um todo.

Em 2016, a Rede de Cooperação do DET definiu um plano de desenvolvimento para o Território do Vale dos Rios, levando em consideração as potencialidades da região, identificadas em diagnóstico elaborado pelo Sebrae.

“O estudo, realizado pelo Sebrae, reúne dados sobre as potencialidades de cada uma das cidades que compõem o território. O documento baliza as ações, que tem foco no desenvolvimento das diversas cadeias produtivas, que se destacam na economia dos municípios”, afirma Maria de Lourdes Freire.

O DET

O Projeto DET tem como foco a promoção do desenvolvimento econômico e a transformação da realidade de um território, por meio do fomento e fortalecimento de atividades produtivas, consideradas prioritárias.

Entre os resultados esperados das ações estão geração de emprego; distribuição de renda; a criação de um ambiente produtivo; fortalecimento do empreendedorismo; inovação; e melhoria da qualidade de vida da população dos municípios assistidos.

AS AÇÕES NOS MUNICÍPIOS

Durante as visitas, a equipe do Sebrae pôde constatar que o plano de ação está bastante avançado na maioria dos municípios.

“Em algumas cidades, as ações ainda se encontram em estágio inicial. Mas o que pudemos observar é que os agentes de desenvolvimento tem feito um trabalho excelente e que a Rede de Cooperação tem se empenhado para fazer acontecer nesse território”, destaca Maria de Lourdes.

Em Santa Rosa do Piauí acontecerá, como fruto desse trabalho focado no desenvolvimento territorial, a 1ª Feira de Agrotecnologia e Inovação do Vale do Canindé, AgroRosa. A programação do evento envolve exposição e comercialização de pequenos animais e de produtos da agricultura familiar e do artesanato, além de palestras, mesas redondas, mini cursos e rodadas de negócios.

Uma campanha promocional para movimentar o comércio está sendo planejada para ser realizada em Oeiras. Já em São José do Peixe, será criada uma associação comercial, para fortalecer os pequenos negócios da região.

OS AGENTES DE DESENVOLVIMENTO

O Agente de Desenvolvimento Local, AD, é um servidor nomeado por Portaria ou Decreto, que atua como articulador e mobilizador na implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, tendo ainda papel fundamental na promoção do desenvolvimento sustentável e na aproximação dos empresários e empreendedores com o poder público.

Os ADs são treinados pelo Sebrae e atuam identificando oportunidades para a melhoria do ambiente de negócios, de maneira que os empreendimentos se tornem mais competitivos.

O agente é também responsável por organizar o Plano de Trabalho, através do qual se chegará à implementação da Lei. Ele identifica lideranças, oficializa grupos de trabalho e organiza as atividades necessárias para o fortalecimento dos pequenos negócios, por meio da Lei Geral.

Na Sala do Empreendedor, o Agente de Desenvolvimento faz o atendimento ao público, repassando informações referentes a abertura, baixa e alteração de empresas, aos editais de licitação e compras do poder público, entre outros assuntos.

 

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui

Tags: Desenvolvimento Territorial, agente de desenvolvimento, desenvolvimento