Sebrae Fashion Summit começa segunda-feira (11) em Teresina

Evento terá palestras e oficinas sobre inovação e design para o setor de moda

Começa nesta segunda-feira (11), o Sebrae Fashion Summit, uma ação do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí. O evento, que segue até quarta-feira (13), contará com grandes nomes do cenário da moda nacional e tem como objetivo disseminar conhecimentos sobre design, sustentabilidade e tecnologia.

A programação do evento inclui a palestra Moda Como Agente de Transformação, que acontecerá na segunda-feira às 18h30, sendo gratuita; além de três oficinas: Painel Estrutural para Desenvolver Produtos de Moda, Materialidades e Economia Criativa, cujo valor do combo é R$ 250,00 por empresa, podendo participar até duas pessoas.

 “O Sebrae Fashion Summit é uma oportunidade de acelerar os negócios de moda. Serão mais de 20 horas de capacitação, com grande parte desse tempo dedicado à imersão com especialistas do mundo fashion e do Instituto Nacional de Moda e Design, IN-MOD. Esses profissionais compartilharão conteúdos exclusivos e técnicas inovadoras para o segmento da moda”, destaca a analista do Sebrae no Piauí, Luana Tháina.

Ainda segundo Luana, o Sebrae e o IN-MOD, com ações como o Fashion Summit, pretendem acelerar o desenvolvimento da moda no Brasil. “Essas duas instituições acreditam que a moda possa avançar por meio da disseminação de conceitos inovadores e da multiplicação de boas práticas, não apenas entre empresários, mas atingindo a totalidade da cadeia de valor da moda, que envolve também fornecedores e parceiros”, acrescenta.

Criado em 2004, o IN-MOD é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que tem como missão trabalhar, no mercado interno e externo, pelo reconhecimento e visibilidade da moda e do design brasileiros como segmentos de valor agregado. O Sebrae é parceiro do Instituto numa série de ações, tendo como foco principal promover o empreendedorismo e fomentar o desenvolvimento competitivo e sustentável dos pequenos negócios.

PROFISSIONAIS DE RENOME

A palestra Moda como Agente de Transformação será ministrada pela estilista Flávia Aranha, que é proprietária da marca de design e moda Flávia Aranha, cujo propósito é fomentar a sustentabilidade. Flávia vai falar sobre os processos de sustentabilidade adotados na sua empresa, como é o caso do tingimento natural dos tecidos, e sobre moda circular em direção a uma mudança positiva.

As inscrições para a palestra, que são gratuitas, devem ser feitas no site do Sebrae no Piauí – www.pi.sebrae.com.br.

A oficina Painel Estrutural para Desenvolver Produtos de Moda, acontecerá na segunda-feira (11), iniciando às 09h00 e sendo ministrada pelo desenhista de moda, Jefferson de Assis. O profissional, que é pesquisador e orientador de design para Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, Abit, trabalhará técnicas de inovação, design criativo e novas ferramentas para produção de moda.

Na terça-feira (12), o professor e pesquisador, Lucius Villar, conduzirá a oficina Materialidades, a partir das 14h00. Villar é diretor criativo do Ateliê Lucius Vilar, realiza pesquisas de moda e identidade, além de já ter executado trabalhos para diversas empresas e instituições, como Fórum, My Boo, Bemglô e Abit.

Em sua oficina, Lucius apresentará conceitos básicos sobre tecidos, maquetes têxteis e design de superfície, finalidade, materiais, ferramentas, etapas para desenvolvimento de coleções e técnicas artesanais.

Já na quarta-feira (13), a consultora do IN-MOD, Graça Cabral, ministrará a oficina Economia Criativa, com início às 14h00. Graça participou da criação e segue atuando no planejamento da São Paulo Fashion Week, considerado o maior evento de moda do Brasil e o mais importante da América Latina, além de ser a quinta maior Semana de Moda do mundo.

Na oficina, Graça discutirá como a economia criativa abrange a criação, produção e distribuição de bens e serviços, que usam a criatividade, cultura e capital intelectual como matéria prima. Ao final, haverá uma conversa coletiva para troca de experiências.

Maiores informações sobre o Sebrae Fashion Summit, em especial sobre as oficinas, podem ser obtidas na sede do Sebrae em Teresina, na Av. Campos Sales, 1046 – Centro; pelo telefone (86) 3216 1396; ou pelo e-mail luana.nogueira@pi.sebrae.com.br.

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/