Políticas Públicas

Sebrae elabora e-book com medidas de apoio à gestão municipal durante a pandemia

Publicação reúne orientações para a retomada segura das atividades econômicas

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, lançou o e-book Medidas de Apoio à Gestão Municipal para prefeitos e técnicos dos municípios.  A publicação, disponível no endereço eletrônico www.pi.sebrae.com.br , reúne orientações e medidas para a retomada estratégica e responsável das atividades econômicas nas cidades do Estado.

“O atual cenário, decorrente da pandemia da Covid-19, representa um grande desafio para a gestão pública de pequenas e médias cidades. Se por um lado os períodos de crise são momentos de enfrentamento, por outro podem representar oportunidades de crescimento. No tocante ao desenvolvimento econômico local, as gestões municipais têm a possibilidade de implementar ações que ajudem a atenuar os efeitos da crise e impactar de forma positiva a economia das diversas regiões”, destaca o gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae no Piauí, Helder Freitas.

A publicação compreende quatro dimensões específicas: a promoção da saúde, segurança e higiene pública, com apresentação de mecanismos de controle social; a orientação, monitoramento e fiscalização das atividades empresariais; as estratégias para retomada das atividades produtivas do município; e o fomento à recuperação e dinamização da economia local.

Entre as orientações do e-book estão a criação de um comitê local que possa debater e construir um plano detalhado de retomada das atividades econômicas municipais; diagnóstico do impacto da pandemia nas atividades produtivas do município; prorrogação de prazos para pagamentos de impostos e tributos, e outras sugestões.

O documento, elaborado por analistas do Sebrae no Piauí, está alinhado com as recomendações das instituições sanitárias para a retomada das atividades econômicas, bem como com as medidas de enfrentamento instituídas pelo Comitê Emergencial do Governo Estadual e pelas demais autoridades constituídas.

Ao acessar o e-book, é possível encontrar também decretos governamentais, protocolos de recomendações para dezenas de atividades econômicas, legislações e orientações legais sobre o fomento à economia local, além de ações do Sebrae para incentivo às micro e pequenas empresas, a exemplo da campanha Compre do Pequeno.

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: (86) 9 9583-4586
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/