No Sul do Piauí

Sebrae define planejamento estratégico para o território dos Cerrados

Ações beneficiarão seis municípios da região

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, realizará uma série de ações no âmbito do Projeto Desenvolvimento Econômico Territorial, DET, do Cerrado. As ações serão capitaneadas pelo Escritório da instituição em Bom Jesus, cidade localizada a 632 quilômetros ao sul de Teresina.

O plano de desenvolvimento para o território, que envolve além de Bom Jesus, as cidades de Cristino Castro, Eliseu Martins, Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Gonçalves e Uruçuí foi discutido durante reunião, que aconteceu na última quinta-feira (19), em Eliseu Martins, distante 489 quilômetros ao sul da capital.

As ações, definidas de forma conjunta, serão focadas em Comércio e Serviços, Agronegócios e Turismo, setores identificados como prioritários em diagnóstico realizado pelo Sebrae e validado pela Rede de Cooperação do projeto, formada por representantes dos seis municípios que compõem o DET Cerrado.

“O planejamento estratégico das ações foi elaborado de forma participativa, com o apoio dos membros da Rede de Cooperação, levando em consideração as potencialidades do território. O objetivo é promover o desenvolvimento econômico e transformar a realidade local, por meio do fortalecimento das atividades produtivas mais relevantes em cada município”, afirma o gerente do Escritório do Sebrae em Bom Jesus, Kássio Castelo Branco.

Entre as ações que serão realizadas destacam-se capacitações voltadas para o comércio e para os agricultores familiares, realização de eventos, participação em feiras, implantação do Serviço de Inspeção Municipal, roteirização turística, disseminação e implementação da Lei Geral, entre outras estratégias para fortalecer os pequenos negócios nesse território.

Entre os resultados esperados do Projeto DET Cerrado estão geração de emprego, distribuição de renda, criação de um ambiente produtivo, fortalecimento do empreendedorismo, inovação e melhoria da qualidade de vida da população dos municípios assistidos.

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui

Tags: Desenvolvimento Territorial, capacitação