Chamada pública

Sebrae apresenta edital para transformar pesquisas acadêmicas em negócios inovadores

Catalisa ICT está com inscrições abertas até 24 de janeiro

Na próxima terça-feira (12), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, realizará uma palestra online para apresentação do edital Catalisa ICT, uma iniciativa do Sebrae Nacional. A palestra, conduzida pelo presidente do Centro Unificado de Inovação Aplicada, CUIA, Bringel Filho, será transmitida no Canal da instituição na plataforma Eventials – http://bit.ly/EditalCatalisaPI.

A chamada pública, que está com inscrições abertas até o dia 24 de janeiro, é voltada para mestres ou doutores titulados, com diplomas reconhecidos no Brasil, bem como mestrandos e doutorandos de instituições brasileiras que querem gerar negócios inovadores a partir de suas pesquisas. As inscrições devem ser feitas no site www.sebrae.com.br/catalisaict.

“Para fazer a aproximação entre as universidades e o mercado, o Sebrae criou o Catalisa ICT, uma jornada de aceleração que vai oferecer aos pesquisadores capacitação em gestão, mentorias, fomento a projetos e acesso ao universo empresarial. A ideia é incentivar o desenvolvimento econômico e social do país”, destaca o analista do Sebrae no Piauí, Samuel Moraes.

Nessa chamada pública, o Sebrae selecionará 1.000 pesquisas com potencial de inovação em âmbito nacional. Entre os critérios de seleção, destacam-se o potencial de impacto econômico da pesquisa e sua relevância dentro do mercado; o grau de inovação, ineditismo e abrangência; o potencial de impacto socioambiental e contribuição para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, ODS, da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, ONU.

O PROGRAMA

O Programa Catalisa ICT foi estruturado em uma jornada de aproximadamente três anos, dividida em quatro etapas para apoiar os pesquisadores desde a preparação até a criação de empresas de base tecnológica, de modo que eles consigam ter sucesso e escalabilidade. Além de gerar novos negócios, a iniciativa também pretende contribuir para a transferência de tecnologia para os pequenos negócios brasileiros.

Na primeira etapa "Mobilizar e Despertar para Empreender", ocorrida em novembro do ano passado, foram realizados workshops virtuais em todos os Estados e aberta a primeira chamada pública para a inscrição das pesquisas (fase atual), que segue até o dia 24 de janeiro.

Obedecendo ao cronograma, o resultado da seleção das pesquisas será conhecido até o dia 24 de fevereiro. Os pesquisadores selecionados para a segunda etapa, chamada “Aprender e Estruturar” vão participar de uma capacitação online gratuita, com foco no desenvolvimento de uma atitude empreendedora. Os participantes vão aprender sobre gestão de inovação e modelos de negócios, além de adquirir conhecimentos na área de prospecção tecnológica e participar de mentorias com profissionais de mercado.

Esse é o momento em que os pesquisadores vão desenvolver o seu mindset empreendedor, assim como os planos de inovação que serão submetidos a uma nova etapa do programa, por meio do próximo edital com previsão de lançamento em maio deste ano.

Nesse segundo edital, a meta é selecionar 270 planos de inovação para a terceira etapa do programa, “Desenvolver e Testar”, quando os pesquisadores receberão fomento para pesquisa por até 12 meses para criação e formalização de uma micro e pequena empresa de base tecnológica.

Depois da etapa de criação de novos CNPJ, será lançado um terceiro edital para seleção de 135 pequenos negócios inovadores, a partir de projetos de PD&I. Por fim, os selecionados vão participar da quarta etapa, “Inovar e Escalar”, quando vão ter a oportunidade de ter contato com investidores e se aproximar de empresas e potenciais parceiros.

O Programa Catalisa ICT conta com a colaboração de parceiros relevantes do ecossistema de inovação do país.


Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: (86) 9 9583-4586
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/