No Litoral do Piauí

Salão do Turismo da Rota das Emoções foi aberto na noite de ontem (27), em Parnaíba

Autoridades prestigiaram o evento, que conta também com a realização da Fepeme

A abertura oficial do 4º Salão do Turismo da Rota das Emoções aconteceu na noite de ontem (27), no Estádio Dirceu Arcoverde (Verdinho), na cidade de Parnaíba, distante 318 quilômetros ao norte de Teresina. O evento, que é realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, dos Estados do Piauí, Ceará e Maranhão, segue até sábado (30).

A Rota das Emoções é um roteiro turístico integrado que reúne 14 municípios do litoral do Piauí, Ceará e Maranhão. Entre os principais atrativos estão os Lençóis Maranhenses, o Delta do Parnaíba (PI) e Jericoacoara (CE).

Abertura oficial do 4º Salão do Turismo da Rota das Emoções

Estiveram presentes na solenidade de abertura os diretores do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda e Delano Rocha; o prefeito de Parnaíba, Mão Santa; os secretários estaduais de Turismo do Piauí e do Maranhão, Carina Câmara e Catulé Junior;  os deputados estaduais do Piauí, Georgiano Neto e Bessah Filho; os diretores técnicos do Sebrae no Maranhão e no Ceará, Mauro Borralho e Alci Porto; o presidente da Fiepi, Antônio José de Moraes Souza Filho; o presidente da Fiema, Edilson Valdez; o superintendente do Banco do Nordeste no Piauí, José Expedito Neiva; o presidente da Associação Comercial de Parnaíba, Carneiro Junior; o superintendente do Sesi  e diretor regional do Senai, Mardônio Neiva; prefeitos e secretários de Turismo dos municípios que compõem a Rota das Emoções, entre outras autoridades.

Durante a abertura, o Grupo de Sopro do Sesc Caixeiral executou o hino nacional brasileiro, mostrando toda a habilidade com clarinetes e trombones.

“Para nós do Sebrae no Piauí, é uma imensa satisfação sediar pela segunda vez o Salão do Turismo da Rota das Emoções, um evento itinerante, que já aconteceu em cada um dos Estados que compõem o roteiro. Além de divulgar os atrativos da Rota, queremos também disseminar informação e conhecimento e promover networking e negócios, integrando os atores da cadeia produtiva do turismo”, afirmou o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

O prefeito de Parnaíba, Mão Santa, destacou a importância do evento para o litoral e enalteceu a história do município. “Esse Salão é importante para mostrar o que temos de mais belo no nosso litoral. Parnaíba tem uma rica história que merece ser compartilhada e isso também faz parte do turismo”, comentou o prefeito.

A secretária de Turismo do Piauí, Carina Câmara, salientou a visibilidade que a Rota das Emoções vem obtendo. “A Rota começou com um esforço conjunto dos três Estados, envolvendo governos, Sebrae e empresários. Era apenas um sonho, que hoje se tornou realidade. Temos um roteiro conhecido mundialmente, que se destaca pelos atrativos turísticos e belezas naturais, e também por práticas de sustentabilidade”, declarou.

Já o secretário de Turismo do Maranhão, Catulé Junior, falou sobre a importância que a Rota da Emoções tem no desenvolvimento do turismo. “O governo do Estado do Maranhão acredita piamente que é importante a parceria entre poder público e iniciativa privada para que as políticas públicas sejam desenvolvidas de forma eficiente e para que os resultados possam chegar a toda a sociedade. Em relação ao turismo não é diferente. É preciso unir esforços para gerar desenvolvimento”, pontuou.

De acordo com o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho, o Salão do Turismo é um projeto que evidencia a importância da parceria entre o Sebrae, empresários e entidades governamentais.  “A Rota das Emoções é um projeto extremamente exitoso, que tem gerado excelentes resultados. E isso só é possível por conta da união de todos em prol desse roteiro. O turismo gera riquezas em todo o país e no Maranhão não é diferente. Por isso, trabalhamos fortemente essa cadeia produtiva em mais de 20 municípios do Estado”, declarou.

O diretor técnico do Sebrae no Ceará, Alci Porto, disse que a Rota das Emoções tem tudo para ser um dos destinos mais visitados do país. “Vamos transformar esse roteiro no melhor destino turístico do Brasil. Parabenizo a todos que atuam no fortalecimento da Rota”, ressaltou.

O humorista Dirceu Andrade

Após a solenidade de abertura, aconteceu a apresentação da Orquestra Jovem do Sesc Caixeiral e do grupo de Dança do Sesc Avenida. Além disso, teve apresentação do espetáculo Lendas do Piauí, com a Companhia de Balé da Cidade de Parnaíba; seguida da palestra-show Trejeitos, com o humorista Dirceu Andrade.

PROGRAMAÇÃO

A programação do Salão envolve mesas redondas, seminários, palestras, oficinas de gestão, rodadas de negócios e lançamentos de novos produtos turísticos, entrega do Selo de Sustentabilidade, e a realização da Feira da Micro e Pequena Empresas, Fepeme.

A Fepeme conta com 32 estandes instalados em uma área de mais de mil metros quadrados, tendo como objetivo promover e divulgar os empreendimentos dos segmentos do varejo, indústria e artesanato da região litorânea do Piauí e de outros Estados.

“A feira é uma oportunidade para que as empresas mostrem o que Parnaíba tem de melhor nos mais diversos segmentos. Os empreendimentos ganham mais visibilidade quando participam de eventos dessa natureza”, destaca o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

No espaço dedicado à Fepeme, são realizadas oficinas de artesanato, ensinando técnicas de Tramas em Fibra de Buriti (MA); Cestaria em Palha de Carnaúba (PI); Trançados em Agave (PI); e Trançados em Crochê (CE). Além disso, empresas do setor de moda promoverão desfiles para o público visitante, seguidos de apresentações culturais do três Estados da rota.

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/