Salão de Turismo da Rota das Emoções acontecerá em novembro em Parnaíba

Evento, que é uma ação do Sebrae, promete movimentar o litoral do Piauí

Até o dia 17 deste mês, técnicos e consultores do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, estão percorrendo municípios do Piauí, Ceará e Maranhão, que fazem parte da Rota das Emoções, para divulgar o 4º Salão de Turismo da Rota. O evento, que é itinerante, acontecerá este ano em Parnaíba (PI), entre os dias 27 e 30 de novembro, sendo uma realização do Sebrae desses Estados.

O primeiro município a receber a equipe de técnicos e consultores do Sebrae foi Paulino Neves, no Maranhão. Depois o grupo seguiu para Araioses, Tutoia, Barreirinhas e Santo Amaro, no mesmo Estado. Na última sexta-feira (11), a equipe esteve em Luís Correia e Ilha Grande, no Piauí. Cajueiro da Praia e Parnaíba, que também fazem parte da Rota no Piauí, receberão o grupo amanhã (14), assim como Chaval, no Ceará. Já terça-feira (15), os técnicos e consultores estarão em Barroquinha e Camocim. Na quinta-feira (17), ainda no Estado do Ceará, serão visitados o município de Cruz e a APA de Jericoacoara.

 “Para nós do Sebrae no Piauí, é uma imensa satisfação sediar mais uma edição do Salão de Turismo da Rota das Emoções, um evento itinerante, que teve sua primeira edição realizada em 2013 no nosso Estado. Além de divulgar os atrativos desse roteiro para agentes, operadores e demais visitantes, queremos também promover networking e negócios. Estamos preparando um grande evento, que promete surpreender pela inovação e programação de qualidade”, comenta o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

Além do Piauí, o Salão já aconteceu em Barreirinhas (MA), em 2014; e em Jericoacoara (CE), em 2015, que são os demais Estados que fazem parte da Rota das Emoções, roteiro integrado que envolve 14 municípios.

Entre os objetivos do Salão estão: promover conhecimentos e compartilhamento de informações; contribuir com a geração de negócios; fortalecer a governança regional e aproximar o público-alvo; proporcionar inovação para as empresas que contribuam para a melhoria das experiências dos turistas; disseminação dos princípios de sustentabilidade; e apresentação e divulgação de novos roteiros e produtos turísticos.

 “Iremos realizar o 4º Salão de Turismo da Rota das Emoções em um formato inovador, mas com as mesmas características de integração dos atores da cadeia produtiva do turismo, promoção de conhecimentos e destaque para os destinos da Rota”, acrescenta Lacerda.

Uma das inovações será a realização de uma feira multissetorial de negócios, denominada Fepeme. O Salão contará ainda com uma ampla Praça de Alimentação, com o melhor da culinária regional, onde funcionará também um placo bem estruturado para apresentações culturais dos três Estados.

SEU LUGAR NO MAPA DOS BONS NEGÓCIOS

O evento, cujo mote da campanha é Seu Lugar no Mapa dos Bons Negócios, será organizado em cinco espaços temáticos, que juntos representarão os 14 municípios da Rota das Emoções. As temáticas serão: Sustentabilidade, Negócios, Inovação, Experiência e Integração.

No espaço Sustentabilidade será trabalhado esse conceito, que trata sobre a capacidade de sustentação ou conservação de um processo, e que estará aplicado em diversos ambientes e ações, com ênfase nos resultados do Programa de Sustentabilidade da Rota das Emoções.

 

O ambiente de Negócios será um espaço destinado à aproximação comercial, rodadas de negócios e fomento de relações comerciais com parceiros regionais e nacionais. No que se refere à temática da Inovação, serão trabalhados novos produtos e serviços que podem contribuir com a Rota e novas tecnologias desenvolvidas.

No espaço Experiência, os municípios apresentarão experiências inovadoras para interação e promoção dos destinos. Já no tocante à temática da Integração as atividades serão focadas no relacionamento entre os municípios e os atores locais da Rota das Emoções.

Em cada espaço temático serão realizadas diversas ações nos formatos de apresentações, eventos, oficinas, palestras, mesas redondas, exposições, rodadas de negócios, lançamentos de novos produtos e roteiros, além de encontros setoriais.

 “Realizaremos uma série de ações de qualificação e promoção do destino. A expectativa é capacitar pelo menos mil pessoas, dos cinco mil visitantes que são esperados no evento. Temos ainda a meta de obter 80% de satisfação das pessoas que circularão no Salão”, destaca Mário Lacerda.

O 4º Salão de Turismo da Rota das Emoções acontecerá no Centro Esportivo Dirceu Arcoverde, mais conhecido como Estádio Verdinho, em Parnaíba, que é porta de entrada para o Delta, um dos principais atrativos do roteiro integrado.

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui