Exemplos de Sucesso

Projetos de Economia Solidária de Teresina são referência no Nordeste

Representantes da Prefeitura de Maceió e do Sebrae em Alagoas estão na capital do Piauí conhecendo de perto essas iniciativas

Representantes da Prefeitura Municipal de Maceió e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae em Alagoas, estão em Teresina participando de visita técnica a projetos de economia solidária desenvolvidos na capital do Piauí.

O grupo é formado pela secretária adjunta de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária da Prefeitura de Maceió, Juliana Vergetti; pela diretora de Empreendedorismo da mesma secretaria, Dyslene Teles; pela gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae em Alagoas, Filomena de Fátima Aguiar; e pelo gestor do Projeto Desenvolvimento Econômico Territorial, DET – Regiões Urbanas de Baixa Renda do Sebrae naquele Estado, Cal William.

Acompanham o grupo o secretário de Economia Solidária da Prefeitura Municipal de Teresina, Olavo Braz; e o gerente da Unidade de Atendimento Individual e Mercados do Sebrae no Piauí, Francisco Holanda.

“Temos uma parceria muito forte com a Prefeitura de Teresina, apoiando diversos projetos de economia solidária. São iniciativas exitosas que podem ser replicadas em Alagoas. E esse é justamente o objetivo dessa missão técnica: conhecer de perto experiências de inclusão produtiva que estão fazendo a diferença na vida das comunidades”, afirma o gerente da Unidade de Atendimento Individual e Mercados do Sebrae no Piauí, Francisco Holanda.

Entre as experiências que serão apresentadas ao grupo estão Banco Popular de Teresina, centros de produção, lavanderias municipais, hortas comunitárias, Shopping da Cidade, Shopping Natureza, Polo Cerâmico do Poti Velho, e Projeto Lagoas do Norte.

“Esses são projetos que tem feito a diferença nas diversas regiões de Teresina. Mas o sucesso dessas ações só é possível devido ao apoio de instituições, como é o caso do Sebrae. A Prefeitura de Teresina tem desempenhado com eficiência o seu papel de gerar alternativas de trabalho e inclusão social nas comunidades, integrando quem produz, quem vende, quem troca e quem compra produtos e serviços”, destaca o secretário de Economia Solidária da Prefeitura Municipal de Teresina, Olavo Braz.

O Banco Popular de Teresina administra os recursos do Fundo de Geração de Emprego e Renda, Funger, destinados ao financiamento de pequenos empreendimentos. Já os centros de produção são espaços localizados em todas as zonas da cidade para dar visibilidade aos produtores e oferecer a eles locais estruturados onde possam comercializar suas mercadorias. As lavanderias e hortas comunitárias são projetos criados para gerar emprego e renda nas comunidades.

Segundo a gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae em Alagoas, Filomena de Fátima Aguiar, esses projetos da Prefeitura de Teresina são experiências exitosas que podem ser replicadas em Maceió. “Já tínhamos conhecimento dessas iniciativas. Apresentamos projetos de inclusão produtiva para o Sebrae Nacional e agora estamos conhecendo de perto ações que podem fazer a diferença nas comunidades de baixa renda”, destaca.

O Shopping da Cidade e o Shopping Natureza são espaços que foram criados no âmbito de projetos de revitalização capitaneados pela Prefeitura de Teresina. O Polo Cerâmico do Poti Velho mudou a realidade do comércio ceramista na capital. Já o Projeto Lagoas do Norte é um conjunto de ações desenvolvidas com foco na solução de problemas sociais, ambientais e urbanísticos, que afetam a saúde, o meio ambiente, a qualidade de vida e impedem o desenvolvimento sustentável da região norte de Teresina.

 “É importante salientar, que a grande maioria dos pequenos produtores beneficiados por esses projetos da Prefeitura, é também atendida pelo Sebrae por meio de ações de capacitação e acesso a mercados”, acrescenta Francisco Holanda.

Para a secretária adjunta de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária da Prefeitura de Maceió, Juliana Vergetti, a experiência em Teresina está sendo fantástica. “Estamos tendo a oportunidade de conhecer de perto projetos de economia solidária, empreendedorismo e geração de renda que estão dando muito certo. São iniciativas que estão dentro de um patamar de sustentabilidade, com ações efetivas e eficazes, que também podem gerar resultados em Maceió, onde a realidade se aproxima bastante da de Teresina”, declara.

O grupo fica na capital até amanhã (23), período no qual terá a oportunidade de conhecer in loco as ações, além de ter acesso a dados e números, que podem auxiliar na implantação e execução de projetos na capital alagoana.

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui

Tags: DET, Desenvolvimento Territorial