Desenvolvimento Regional

Programa Líder segue com ações no litoral do Piauí

Segundo módulo acontece em Parnaíba hoje (05) e amanhã (06)

O Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional, Líder – Planície Litorânea segue com suas ações no litoral do Piauí. O segundo módulo, que acontece hoje (05) e amanhã (06), inclui palestras, debates e compartilhamento de experiências. O encontro é realizado na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, em Parnaíba.

O objetivo do programa é mobilizar, qualificar e integrar lideranças, visando o planejamento e a coordenação das ações regionais. O Líder prevê o desenho do plano estratégico da região, além da definição de um sistema de governança e um método de acompanhamento e controle de gestão do desenvolvimento.

As ações são executadas obedecendo ao ciclo referencial do programa, que envolve as fases pré-operacional, operacional e pós-operacional, com atividades de sensibilização, capacitação, apoio técnico, articulação e atendimento.

Encontro reúne empresários, agentes de desenvolvimento, técnicos e gestores de prefeituras

“Nesse segundo encontro observamos que os participantes estão ainda mais focados e dispostos a aprender para fazer a região crescer. Nessa etapa do Líder também vamos mostrar como é possível utilizar as potencialidades da região, a exemplo do turismo, para o desenvolvimento econômico e social”, destaca o facilitador do programa, Ângelo Roncalli. O primeiro módulo aconteceu no início de agosto.

Para a facilitadora Verônica Cutz, o Líder fomenta a quebra de paradigmas e a construção de novas estratégias para uma gestão compartilhada e que promova um desenvolvimento mais efetivo.

Como parte da programação acontece a palestra Gente Que Faz, ministrada pelo Agente de Mudança, Gilmar Barboza. O profissional é diretor da Forward Consultoria e consultor nas áreas de associativismo, desenvolvimento setorial, territorial e gestão pública.

O Agente de Mudança, Gilmar Barboza, ministrando a palestra Gente que Faz

 “É necessário gerar valor no ambiente de negócios. É fundamental que cada um de nós seja agente de transformação. Temos que estar atentos ao papel de cada um e dar o máximo para que aconteça a mudança. O setor público, empresas, universidades e a comunidade devem criar mecanismos de diálogo e ação para que haja maior eficiência no desenvolvimento regional”, comenta Gilmar Barboza.

Para o assessor de comunicação da prefeitura de Cocal dos Alves, Mardônio Sousa, o programa é importante para o aprendizado de novas competências. “Participar desse programa é uma oportunidade de obter novos conhecimentos para que inovemos na gestão pública. Além disso, com esse apoio do Sebrae temos a possibilidade de enxergar nossas potencialidades de uma nova forma”, comenta Sousa.

Turma conta com cerca de 40 pessoas

Participam da turma do Líder – Planície Litorânea empresários, agentes de desenvolvimento, técnicos e gestores das prefeituras de Cocal dos Alves, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas do Piauí, Cocal, Joca Marques, Parnaíba, Joaquim Pires, Bom Princípio do Piauí, Ilha Grande e Luzilândia. 

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/

 

 

Tags: LIDER, Polo de Liderança Sebrae