Programa LIDER inicia para municípios da Planície Litorânea

Foco do programa é o desenvolvimento regional

Com o propósito de mobilizar e apoiar as lideranças visando a otimização dos recursos locais, com ênfase no desenvolvimento dos pequenos negócios, teve início na manhã de hoje (05), na sede do Escritório Regional do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, na cidade de Parnaíba, o Programa LIDER, Liderança para o Desenvolvimento Regional.

 “O programa foi concebido visando a formulação, implantação e gestão, de forma empreendedora e participativa, das políticas de interesse público e regional”, destaca o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda que fez a abertura do evento, juntamente com a gerente de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial, Solange Azevedo, bem como a gerente do Escritório Regional do Sebrae em Parnaíba, Isabela Ribeiro.

O LIDER reúne empresários, gestores e outros representantes do poder público de municípios que fazem parte da Planície Litorânea, composta por 15 municípios.

O primeiro encontro do Programa LIDER inicia a Fase Operacional da Metodologia, inaugurando uma história grupal, tendo como foco facilitar a construção de uma identidade.

“O LIDER é um grande projeto de desenvolvimento regional e tenho convicção absoluta que todos os participantes têm que se dedicar e trazer a sua contribuição, observando as fraquezas e as potencialidades da região, sendo que ao final teremos um arrojado plano de desenvolvimento para toda a Planície Litorânea, que, com certeza, vai melhorar indicadores sociais e vai fazer com que esta região possa dar saltos cada vez mais crescentes de desenvolvimento e geração de emprego e renda para toda a população”, avalia o consultor  do  LIDER, Angelo Roncalli,  que é ex-prefeito de São Gonçalo do Pará (MG) por dois mandatos, ex-presidente da Associação Mineira de Municípios - AMM (2011-2013) e vice-presidente da Confederação Nacional de Município, CNM; tendo sido também vereador e vice-prefeito em São Gonçalo do Pará.

A outra consultora do LIDER que também está à frente do trabalho em Parnaíba é a pernambucana, formada em Química, tendo tido longa carreira na extinta Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, Sudene, Vera Lucia Cutz a qual destaca que o programa tem como diferencial colocar três segmentos – público, empresariado e organizações sociais -  para juntos discutirem o desenvolvimento regional. “Isso faz com que diferentes pessoas, mas com uma vontade única, pensem conjuntamente, com a possibilidade de fazer algo para a comunidade”, assinala a consultora.

GENTE QUE FAZ

Durante o primeiro encontro do Programa LIDER foi realizado um painel denominado Gente que Faz.  O palestrante foi Arnaldo Junior Farias, ex-prefeito de Cabaceiras (PB), vencedor nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor - Região Nordeste, em 2003, e do Prêmio Gestão e Cidadania pela FGV/BNDES, em 2004, como uma das cinco melhores experiências de Gestão Inovadora do país.

Cabaceiras, situada no Cariri Paraibano, é a localidade no país que menos chove (cerca de 300 mm/ano) e que, apesar das adversidades, conseguiu, por meio de ações focadas em empreendedorismo,  alcançar melhores patamares de desenvolvimento e atualmente  lucra com  turismo, artesanato e cinema.

“O painel Gente que Faz tem o objetivo de compartilhar experiências positivas e exitosas”, explica o palestrante.  “Vim para mostrar que é possível fazer mais por meio da força da união e integração e, assim, alcançar resultados efetivos que impactem na transformação positiva do território”, conclui o palestrante que é professor universitário, consultor na área de gestão em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local e Regional. Também ministra palestras por todo o Brasil na área de sensibilização, mobilização e motivação de gestores públicos, atores da sociedade civil e do setor produtivo.

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/