Negócios

Programa de acesso a novos mercados é apresentado para empresários

Sebrae realizará palestra sobre o Comércio Brasil em Parnaíba

No próximo dia 26, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, realizará no município de Parnaíba uma palestra sobre o programa Comércio Brasil. O evento acontecerá na sede da instituição naquela cidade.

O programa Comércio Brasil tem como foco promover negócios e gerar parcerias comerciais entre empresas demandantes e ofertantes. No projeto, uma rede de agentes especializados identifica novas oportunidades de negócios e disponibiliza mecanismos para a abertura e a expansão das empresas participantes.

“A iniciativa estabelece alianças e networking de negócios entre os empresários,  contribuindo para a manutenção ou incremento do faturamento das micro e pequenas empresas dentro e fora dos estados”, destaca o analista do Sebrae no Piauí, Francisco Holanda, que ministrará a palestra em Parnaíba.

Os pequenos negócios dos setores industrial, comercial e agrícola, inclusive cooperativas e associações, são públicos-alvo do programa.

Entre os benefícios do Comércio Brasil para os pequenos negócios estão: possibilidade de acesso a novos mercados (estadual, regional e nacional); participação em eventos de negócios; divulgação de produtos e serviços em toda a rede do Comércio Brasil; e apoio técnico especializado na comercialização.

As empresas participantes são atendidas pelos agentes de mercado, que são consultores especializados em comércio. Na primeira etapa, esses profissionais realizam um diagnóstico no qual são analisados aspectos como conhecimento do mercado, políticas de preço e logística.

Após diagnosticar a empresa e classificá-la em apta, os agentes de mercado irão prospectar compradores, além de divulgar a empresa. Os agentes contribuem com a disseminação de informações, que podem ser úteis na tomada de decisão dos empresários, identificando novas oportunidades e auxiliando na expansão dos negócios. Dessa forma, as micro e pequenas empresas realizam alianças e parcerias que incrementam seu faturamento.

O Sebrae promove as rodadas de negócios e também faz o monitoramento de todo o processo de compra e venda entre os empresários. “O Sebrae realiza todas as capacitações para que as empresas obtenham êxito nas negociações. Os agentes traçam o perfil de cada empresa e daí fomentamos o encontro entre quem quer vender produtos e quem deseja comprar, por meio de rodada de negócios”, afirma a gerente do escritório do Sebrae em Parnaíba, Isabela Ribeiro.

No mês passado, em Teresina, empresários participaram de palestra sobre o programa. Na ocasião, 15 empresas aderiram ao Comércio Brasil. Durante as próximas semanas o Sebrae realizará capacitações e consultorias para que esses empreendimentos possam apresentar de forma mais qualificada seus produtos e serviços para novos compradores.

MAIS AÇÕES DE ACESSO A MERCADOS

Além da ferramenta Comércio Brasil, o Sebrae promove outras ações de acesso a novos mercados, como feiras, missões técnicas, parceria em eventos de outras entidades que apoiam os pequenos negócios e capacitações voltadas para mercados.

Para empresas interessadas em vender para o comércio internacional, o Sebrae promove o Encontro Internacional de Negócios do Nordeste, Einne. O evento tem como objetivo fomentar o contato direto entre empresas compradoras estrangeiras e fornecedoras estabelecidas na região Nordeste, de forma a contribuir para a inserção de pequenos negócios no exterior.

O Einne também é uma oportunidade de relacionamento com empresas de importação de matéria-prima e insumos, propiciando aos pequenos negócios uma avaliação mercadológica de seus produtos, sob o ponto de vista de outros mercados.

Maiores informações sobre Acesso a Mercados, podem ser obtidas na Unidade de Atendimento e Mercado do Sebrae no Piauí, localizada no térreo do prédio da instituição em Teresina, na Av. Campos Sales, nº 1046 – Centro; ou pelo telefone (86) 3216-1329.

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/