Programa Líder

Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional da Planície Litorânea será lançado em abril

Iniciativa do Sebrae visa promover o desenvolvimento sustentável de municípios da região norte do Estado

O Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional da Planície Litorânea, que será lançado em abril, priorizará quatro eixos: Tecnologia e Inovação, Comércio e Serviços, Agroindústria, e Turismo e Cultura.

Esse plano foi construído por um grupo de líderes da região – empresários, representantes de entidades de classe e de organizações da sociedade civil – e representará a culminância da fase operacional do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional, Líder Planície Litorânea, uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí.

“Esse programa, por reunir atores líderes em seus municípios, gera uma coesão e confiança das diversas forças empresariais e representantes de entidades públicas e privadas. O documento final produzido por esse grupo deve possibilitar o efetivo crescimento econômico e social desse território.  Acredito que a ambiência de negócios da Planície Litorânea do Piauí será um exemplo de sucesso, pois temos pessoas interessadas e empresas com amplo potencial de desenvolvimento”, afirma o gerente da Unidade de Política Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae no Piauí, Helder Freitas.

O programa teve início em agosto e, nesses oito meses, já aconteceram sete encontros, nos quais foram discutidos os seguintes assuntos: construção da coesão e identidade do grupo, gestão compartilhada da mudança de paradigmas, desenvolvimento da liderança empreendedora, negociação e articulação, ideias e descobertas para o desenvolvimento, definição de missão, visão e valores, os caminhos do desenvolvimento, e os macro objetivos e estratégias para o desenvolvimento regional.

O PLANO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL

No eixo de Tecnologia e Inovação as estratégias descritas no plano serão focadas no macro objetivo de viabilizar a implantação de um parque de inovação tecnológica para beneficiar os pequenos negócios da planície litorânea. Já o macro objetivo do eixo Agroindústria será promover o desenvolvimento socioeconômico das cadeias produtivas da planície litorânea.

Em Turismo e Cultura, foi definido como macro objetivo a estruturação do turismo e da cultura com governança integrada. E em Comércio e Serviços, ficou definido que o macro objetivo é a aumentar a competitividade regional, dando maior visibilidade aos negócios e agregando valor aos produtos e serviços.

Para execução do Plano de Desenvolvimento, os líderes capacitados pelo Sebrae irão atuar na articulação de parcerias para a efetiva execução das ações que foram definidas como prioritárias para a promoção do desenvolvimento regional sustentável, apoiado nos pequenos negócios. O grupo terá ainda como missão buscar mais pessoas que possam contribuir para a otimização dos resultados.

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/