Microempreendedor Individual

MEIs do litoral do Piauí recebem atendimento personalizado do Sebrae

Instituição orienta sobre a obrigatoriedade da entrega da Declaração Anual do Simples Nacional, cujo prazo encerra dia 31 de maio

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, realiza atendimento de trabalhadores autônomos que desejam se formalizar por meio da categoria empresarial do Microempreendedor Individual, MEI. Além disso, a instituição oferta diversas soluções para esses profissionais, além de orientá-los sobre benefícios e obrigações.

Em Parnaíba, o Sebrae realizou mais de mil atendimentos ao MEI e cerca de 100 formalizações nos primeiros meses deste ano. A empreendedora Adrimaria da Silva formalizou sua empresa de jardinagem, plantas ornamentais e paisagismo, Rosa Jardineira, no mês de janeiro.

Desde a formalização da empresa, Adrimaria está participando continuamente das capacitações do Sebrae como oficina de vendas, trilha de negócio digital, palestras sobre o MEI, entre outras atividades. O próximo atendimento será uma consultoria de controles gerenciais, com carga horária de 80 horas.

“Quero avançar e fazer minha empresa ter muito sucesso, mas preciso crescer com os pés no chão e pra isso conto com o apoio do Sebrae. Tenho buscado os cursos da instituição. Quero me qualificar e gerir meu empreendimento com planejamento e estratégias bem definidas”, comenta Adrimaria.

Entre os benefícios de se formalizar como MEI estão: Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, CNPJ; acesso facilitado a serviços financeiros, aposentadoria por idade e por invalidez, auxílio-doença e salário-maternidade.

Açougueiro, azulejista, cabeleireiro, chaveiro, doceiro, eletricista, gesseiro, manicure/pedicure, motoboy, pedreiro, pintor, tapeceiro, entre outros trabalhadores, podem trabalhar de forma regularizada e ter direito a todos esses benefícios gastando no máximo R$ 55,90 por mês.

DECLARAÇÃO ANUAL DO MEI

Todo ano, o MEI precisa declarar o valor do faturamento do ano anterior por meio da Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN – SIMEI). A Declaração deve ser preenchida até o dia 31 de maio.

“O Microempreendedor Individual deve ficar atento ao prazo para envio da declaração para evitar multas e juros por conta do atraso no pagamento dos boletos, que após 31 de maio, caso a declaração não seja entregue, serão bloqueados”, destaca a gerente do escritório regional do Sebrae em Parnaíba, Isabela Ribeiro.

Os analistas e consultores do Sebrae estão disponíveis para auxiliar todos os empresários no preenchimento deste documento. A instituição tem escritórios em Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus.

Outras informações oficiais sobre o MEI podem ser encontradas no site do Governo Federal, no endereço eletrônico https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor.

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: (86) 9 9583-4586
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/