Empreendedorismo, Inovação e Transformação Digital

Marcelo Tas fala do impacto da transformação digital durante o Conecta Sebrae

Palestra do jornalista lotou o auditório do evento

O jornalista, comunicador e educador Marcelo Tas foi um dos grandes nomes que o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, trouxe a Teresina para o Conecta Sebrae.

Tas – que foi integrante do antigo CQC e atualmente é apresentador do programa Provocações na TV Cultura – proferiu a palestra Impacto da Transformação Digital no Relacionamento com o Cliente.

“O medo das mudanças é algo inerente ao ser humano. Mas o medo não pode paralisar. A revolução é gigantesca e todos precisam se adaptar a esse novo momento. Não precisa ser na mesma velocidade em que as coisas se apresentam. Cada um pode fazer isso a seu tempo. Só não pode deixar a coisa passar”, disse Marcelo Tas.

Marcelo Tas

O palestrante comentou ainda que essa revolução tecnológica obriga as empresas a investirem cada vez mais no relacionamento com o cliente, escutando todos os feedbacks que lhe são dados. “É necessário interagir com quem você atende. Saber o que essas pessoas pensam sobre o seu produto ou serviço. E não menos importante é investir e cuidar do que se publica. Tudo que se posta vai para uma rede, o que aumenta a nossa responsabilidade”, acrescentou.

Ao falar sobre a importância de cuidar bem das publicações, Tas disse que mesmo nessa avalanche de informações, em que os internautas têm irrestrita liberdade de comentar o que quiserem, há muitas oportunidades para os negócios avançarem. “Observar o comportamento dos internautas pode ajudar muito a empresa. A partir das opiniões dessas pessoas, pode-se ter estratégias para gerar impacto cada vez mais positivo para a marca”, relatou.

Tas explicou ainda que é preciso saber a quem responder. “É importante saber lidar com haters e fakenews, tirando lição de tudo. Às vezes o que parece uma crítica sem fundamento, pode ser uma grande colaboração para a melhoria do produto ou serviço que se está ofertando ao mercado”, pontuou.

Na ocasião, o jornalista e comunicador ressaltou também que as coisas acontecem em tempo real e que os clientes têm consciência disso. “As coisas estão acontecendo a todo momento e em todo lugar. Você não deve ignorar a velocidade, mas adotar o seu ritmo para encantar o cliente. Outra estratégia eficiente é você se conectar com pessoas que também querem transformar. Porque de uma forma de outra somos influenciados pelo meio”, finalizou Tas, que manteve o público bastante atento durante toda a palestra.

Além de apresentar o programa Provocações na TV Cultura, Marcelo Tas participa como comentarista na rádio CBN e no Jornal da Cultura. O palestrante é também professor de Inovação e Comunicação e tem um canal de Educação no YouTube, o Descomplicado, no qual aborda de um jeito simples e, como o próprio nome já diz, descomplicado, temas como tecnologia, ciência e variedades.

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/