No Norte do Estado

Líderes se reúnem para discutir Plano de Desenvolvimento Regional da Planície Litorânea do Piauí

Sebrae promove encontro do Programa Líder hoje (17) e amanhã (18) em Parnaíba

Teve início hoje (17) em Parnaíba o 7º Encontro do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional, Líder Planície Litorânea, no auditório da instituição em Parnaíba. O Líder é uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae.

A pauta deste 7º encontro, que segue até amanhã (18), é Governança e Institucionalização. O foco é a conclusão do Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional da Planície Litorânea, priorizando quatro eixos: Tecnologia e Inovação, Comercio e Serviços, Agroindústria, e Turismo.

Esse plano norteará as ações a serem realizadas para fazer acontecer a agenda de desenvolvimento definida anteriormente.

Na etapa inicial de construção da agenda foram definidos Visão, Missão e Valores do grupo. A Visão é ser referência em desenvolvimento regional sustentável até 2025. A Missão é promover o desenvolvimento socioeconômico da planície litorânea do Piauí, integrando as potencialidades econômicas de cada município. Já os Valores são comprometimento, respeito, determinação, ética, união, humildade, confiança e cooperação.

Durante o encontro, os facilitadores do Líder, Ângelo Roncalli e Vera Cutz, destacaram a importância da união do grupo para o sucesso e eficácia das ações. “Estamos num momento decisivo. Precisamos contar com o comprometimento e a união de todos, respeitando as diferenças individuais de cada um. O Sebrae aposta em vocês como protagonistas da transformação. Vamos focar nas ações para fazer o desenvolvimento acontecer nessa região”, pontuou Vera Cutz.

Participam dessa turma do Líder gestores públicos, empresários, representantes de entidades de classe e de organizações da sociedade civil, cuja missão é contribuir para a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento regional sustentável, por meio dos pequenos negócios.

Alex Lauriano, presidente da Dunas Livre

“Cheguei no Líder com o pensamento de que o desenvolvimento depende do poder público. Que somente os governos podem resolver os problemas de uma cidade ou região. No programa pude ter a percepção de que nós podemos ser os agentes de transformação”, declarou Alex Lauriano, presidente da Dunas Livre, associação comunitária do município de Ilha Grande.

Janiel Lira, piscicultor

Outro participante do grupo Líder é Janiel Lira, piscicultor e secretário da Associação de Piscicultores EntreCaatinga, localizada no município de Caxingó. “No primeiro encontro do Líder pensei que estaria participando de mais um curso e não de um programa transformador. Hoje, vejo o Líder como uma excelente oportunidade de aprendizado e mais ainda como uma metodologia que realmente amplia a nossa visão de como podemos agir para gerar desenvolvimento”, comentou Lira.

Nessa etapa do programa, será definido também o grupo de ignição, que dará início à execução das ações, com mobilização de novas lideranças e também de parceiros estratégicos. Já o Plano de Desenvolvimento será apresentado de forma solene no dia 02 de abril, na conclusão da fase operacional do Líder Planície Litorânea.

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/