Desenvolvimento Regional

História de empreendedorismo e determinação inspira grupo Lider Planície Litorânea

A líder comunitária e historiadora, Luciana Balbino, mostrou como a busca por conhecimento e vontade de fazer são importantes para a transformação da comunidade Chã de Jardim, na Paraíba

No 5º encontro do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional, Lider, Planície Litorânea, que acontece hoje (02) e amanhã (03) em Parnaíba, o grupo pôde conhecer a história de transformação e empreendedorismo da comunidade Chã de Jardim, em Areia, no interior da Paraíba. O relato foi contado pela empresária, historiadora e líder comunitária, Luciana Balbino.

Luciana, que também comanda o restaurante Vó Maria, conta que tudo começou com sua vontade de transformar a realidade de Chã de Jardim e continuar morando na comunidade. “Chegou o momento em que os jovens da comunidade tinham que decidir se iriam para São Paulo ou Rio de Janeiro ou se continuavam vivendo em Chã do Jardim. Foi aí que percebi que poderia contribuir com uma mudança positiva e que poderíamos utilizar o turismo como ferramenta de desenvolvimento”, declara a líder comunitária.

Luciana Balbino conta a historia de sucesso da comunidade de Chã de Jardim, em Areias, na Paraíba

A empresária e historiadora ressaltou que tudo começou com a união dos membros da comunidade. “Fizemos tudo com coragem e determinação. Fomos aproveitando todas as possibilidades e talentos da região para criar um trabalho voltado para fomentar o turismo”, comenta.

Ela destacou que a contribuição de entidades como o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, é muito importante. “Fizemos cursos, participamos de capacitações e fomos atrás de mais conhecimentos e o Sebrae é fundamental. Mas é necessário dizer que cada um tem que fazer sua parte e usar aquilo que aprendeu para ajudar a si mesmo e aos outros”, salientou Luciana.

A comunidade criou uma associação e decidiu investir na cultura, história, culinária e beleza de Chã do Jardim para gerar renda para a região. “Nosso objetivo era desenvolver a comunidade e fazer com quem nos visitasse deixasse dinheiro. Vimos a oportunidade de mostrar como somos capazes de transformar nossa realidade e fizemos isso através do turismo. Unimos forças e talentos com artesãos, cozinheiros e todos os jovens para que cada um desenvolvesse em conjunto suas atividades”, declarou Luciana.

A primeira ideia que Luciana e a comunidade tiveram foi criar um roteiro de trilhas nos cenários serranos e brejeiro de Chã de Jardim. A partir dessas trilhas, novas ideias surgiram e daí foi elaborado o piquenique no meio da mata, sessões de relaxamentos, oficinas de artesanato e vendas de bolos, beijus e frutas típicas da região paraibana.

Na comunidade diversos jovens trabalham ainda em uma fábrica de polpa de frutas. Algumas artesãs usam a folha de bananeira para fazer bolsas e carteiras.

Atualmente a empreendedora conta sua história em cursos e eventos e inspira muitas pessoas a empreenderem e seguir seus objetivos com garra e planejamento.

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/