Fepeme promete movimentar Parnaíba de 27 a 30 deste mês

Feira acontece durante o Salão de Turismo da Rota das Emoções

Começa próxima quarta-feira (27) a Feira de Negócios da Micro e Pequena Empresa, Fepeme. O evento faz parte da programação do Salão do Turismo da Rota das Emoções, que seguirá até o dia 30 de novembro, no Estádio Dirceu Arcoverde (Verdinho), em Parnaíba. 

A Fepeme terá 32 estandes instalados em uma área de mais de mil metros quadrados. A feira tem como objetivo promover e divulgar os empreendimentos dos segmentos do varejo, indústria e artesanato da região litorânea do Piauí.

“Queremos fortalecer o comércio nessa região e a feira é uma oportunidade para que as empresas mostrem o que Parnaíba tem de melhor nos mais diversos segmentos. Os empreendimentos ganham mais visibilidade quando participam de eventos dessa natureza”, destaca o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

No espaço dedicado à Fepeme, serão realizadas oficinas de artesanato, ensinando técnicas de Tramas em Fibra de Buriti (MA); Cestaria em Palha de Carnaúba (PI); Trançados em Agave (PI); e Trançados em Crochê (CE). Além disso, empresas do setor de moda promoverão desfiles para o público visitante.

Na Fepeme, o público contará ainda com uma ampla Praça de Alimentação, com o melhor da culinária regional, onde funcionará também um palco para apresentações culturais de grupos e artistas dos Estados do Piauí, Ceará e Maranhão.

O SALÃO DO TURISMO DA ROTA DAS EMOÇÕES

O Salão do Turismo da Rota das Emoções é um evento realizado conjuntamente pelo Sebrae nos Estados do Piauí, Ceará e Maranhão, e surgiu como estratégia para integrar os empresários, empreendedores, lideranças e entidades relacionados ao turismo na Rota das Emoções, roteiro que envolve atrativos turísticos dos três Estados.

No dia 27, na abertura oficial do Salão do Turismo, que terá início às 20h00, o público terá a oportunidade de assistir a apresentação da Orquestra Jovem SESC Caixeiral. Em seguida acontecerá a palestra-show Trejeitos, com o humorista Dirceu Andrade.

Entre os objetivos do Salão estão: promover conhecimentos e compartilhamento de informações; contribuir com a geração de negócios; fortalecer a governança regional; fomentar a inovação nas empresas, contribuindo para a melhoria das experiências dos turistas; disseminação dos princípios de sustentabilidade; e apresentação e divulgação de novos roteiros e produtos turísticos.

“Para nós do Sebrae no Piauí, é uma imensa satisfação sediar pela segunda vez o Salão do Turismo da Rota das Emoções, um evento itinerante, que já aconteceu em cada um dos Estados que compõem o roteiro. Além de divulgar os atrativos da Rota, queremos também disseminar informação e conhecimento e promover networking e negócios, integrando os atores da cadeia produtiva do turismo. Estamos preparando um grande evento, que promete surpreender pela inovação e programação de qualidade”, afirma o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

A primeira edição do Salão do Turismo da Rota das Emoções aconteceu em Parnaíba (PI) em 2013. No ano seguinte, o evento ocorreu em Barreirinhas (MA). Já em 2015, a sede do salão foi Jericoacoara (CE).

PROGRAMAÇÃO

A programação do Salão envolve mesas redondas, seminários, palestras, oficinas de gestão, rodadas de negócios e lançamentos de novos produtos turísticos.

“Realizaremos uma série de ações de qualificação e promoção do destino. A expectativa é capacitar pelo menos mil pessoas, dos cinco mil visitantes que são esperados no evento. Temos ainda a meta de obter 80% de satisfação das pessoas que circularão no Salão”, destaca Mário Lacerda.

Entre os profissionais renomados que estarão no evento estão Marta Poggi, Felipe Caesar, Ana Carolina Paci, Tânia Brizola, Declev Reynier, entre outros especialistas.

Marta Poggi, fundadora do Blog Agente no Turismo, vai ministrar a palestra Tendências e Inovações no Turismo. Marta é especialista em Marketing Turístico, tem MBA em Marketing Estratégico e é Mestre em Ciências da Comunicação e Turismo. É também autora da coluna Turismo Digital, no portal Mercado & Eventos e co-autora do livro E-turismo: Internet e Negócios do Turismo.

A palestra Google Meu Negócio para o Trade Turístico será ministrada pelo executivo do Google Business Group, Felipe Caesar. O intuito é apresentar ferramentas do Google, que podem contribuir para alavancar os negócios do setor.

Ana Carolina Paci, assessora para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS, de que faz parte da Rede Brasil do Pacto Global, vai falar sobre Pacto Global com ODS e Estratégias Empresariais. Ela, que é mestre em Estudos para a Paz Internacional, trabalha desde 2012 com desenvolvimento comunitário, educação e responsabilidade social corporativa.

Já o tema Inovação nas Experiências Turísticas será abordado pela sócia diretora da empresa Prisma Consultoria, Tânia Brizola, que é referência quando se trata de turismo. Tânia já foi diretora de turismo no Rio Grande do Sul, diretora no Ministério do Turismo e tem em seu no currículo a criação do Salão do Turismo Roteiros do Brasil, sendo ainda responsável por um estudo que filtrou os 65 destinos indutores do turismo nacional.

O fotógrafo e editor do Blog Turista Profissional, Declev Reynier, participará da Mesa Redonda Posicionamento das Empresas e Destinos na Internet, juntamente com a consultora Janailda Marques e com o publicitário Stênyo Guimarães.

ESPAÇOS TEMÁTICOS

O evento, cujo mote da campanha é Seu Lugar no Mapa dos Bons Negócios, será organizado em cinco espaços temáticos, que juntos representarão os 14 municípios da Rota das Emoções. As temáticas serão: Sustentabilidade, Negócios, Inovação, Experiência e Integração.

No espaço Sustentabilidade será trabalhado esse conceito, que trata sobre a capacidade de sustentação ou conservação de um processo, e que estará aplicado em diversos ambientes e ações, com ênfase nos resultados do Programa de Sustentabilidade da Rota das Emoções.

O ambiente de Negócios será um espaço destinado à aproximação comercial, rodadas de negócios e fomento de relações comerciais com parceiros regionais e nacionais. No que se refere à temática da Inovação, serão trabalhados novos produtos e serviços que podem contribuir com a Rota e novas tecnologias desenvolvidas.

No espaço Experiência, os municípios apresentarão experiências inovadoras para interação e promoção dos destinos. Já no tocante à temática da Integração as atividades serão focadas no relacionamento entre os municípios e os atores locais da Rota das Emoções.

ENTREGA DO SELO DE SUSTENTABILIDADE

Durante o Salão do Turismo, será realizada a solenidade de entrega do Selo de Sustentabilidade a empresas que participam do Programa de Sustentabilidade da Rota das Emoções, desenvolvido pelo Sebrae.

O selo, que tem validade de dois anos, atesta que os meios de hospedagens e de alimentação adotam práticas sustentáveis.

O Programa de Sustentabilidade incentiva e valoriza as empresas que trabalham focadas nos 11 princípios da sustentabilidade, classificados em três dimensões: ambiental, social e econômica.

São exemplos desses princípios: Redução de Resíduos Sólidos, Água e Energia; Valorização da Cultura Local; Gestão da Sustentabilidade, Limpeza e Descarte dos Resíduos Sólidos; Critérios de Acessibilidade; entre outros aspectos.

COMO PARTICIPAR DO SALÃO

Para participar do Salão do Turismo da Rota das Emoções, os interessados devem se inscrever no site do Sebrae no Piauí – www.pi.sebrae.com.br. Nesse endereço eletrônico está disponível também a programação completa do evento.

O ROTEIRO

A Rota das Emoções é um roteiro turístico integrado desenvolvido e apoiado pelo Sebrae, que reúne 14 municípios do litoral do Piauí, Ceará e Maranhão. Entre os principais atrativos estão os Lençóis Maranhenses, o Delta do Parnaíba e Jericoacoara.

Além das belezas naturais, a gastronomia, a cultura e o artesanato fazem desse destino um lugar inesquecível para os visitantes.

No litoral do Piauí, o turista encontra espelhos d'água, mangues, dunas, lagoas, animais silvestres, rios e praias com paisagens paradisíacas. Tudo isso sob um sol brilhante. Os fortes ventos da região também são propícios para a prática de esportes náuticos, como é o caso do kitesurf.

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/