Do Piauí para o mundo

Exposição de Artesanato do Piauí é aberta no Crab, no Rio de Janeiro

Ação faz parte do Piauí Rio, evento realizado pelo Sebrae no Piauí na capital fluminense

Foi aberta oficialmente na noite de ontem (14), a Exposição de Artesanato do Piauí, no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro – CRAB. Essa exposição faz parte das ações do Piauí Rio, evento que envolve também a Mostra “Piaí, Piaqui, Piauí”, no Bondinho Pão de Açúcar.

A solenidade no Crab contou com a participação do governador do Estado do Piauí, Wellington Dias; dos presidentes de Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí e do Rio de Janeiro, Freitas Neto e Antônio Florêncio; dos diretores executivos do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda, Julio Cesar Filho e Delano Rocha, do Rio de Janeiro, Sergio Malta e Antônio Alvarenga, e do Mato Grosso, José Guilherme; do deputado federal do Piauí, Julio Cesar; dos secretários de Estado do Turismo e da Cultura do Piauí, Carina Câmara e Fábio Novo; da secretária de Estado da Cultura e Economia Solidária do Rio de Janeiro, Danielle Barros; do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Teresina, Marcelo Eulálio; entre outras autoridades e convidados.

“O Piauí Rio é uma ação grandiosa, por meio da qual o Sebrae mostra as riquezas e potencialidades do Piauí num dos principais polos turísticos do Brasil. Nessa exposição no CRAB, queremos enaltecer a beleza do nosso artesanato. Mas além dessa exposição, o evento conta com mostra no Bondinho Pão de Açúcar, cuja ideia é divulgar o que o nosso Estado tem de melhor também em outros setores, especialmente no turismo, atraindo para o Piauí não somente o visitante carioca e fluminense, mas também de outras partes do Brasil e do mundo”, pontuou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Freitas Neto.

Na Exposição de Artesanato no CRAB, os visitantes encontram peças representativas da vasta produção artesanal piauiense, com objetos de diferentes regiões do Estado, retratando a identidade cultural de cada comunidade onde são produzidos – seja pela matéria-prima, pela técnica escolhida ou, ainda, pela temática.

“Estamos felizes de receber o Piauí no nosso Estado. Aqui temos a oportunidade de conhecer, por meio do artesanato, uma cultura rica e bastante diferenciada, numa clara iniciativa de dar vez e voz a quem com as mãos faz arte. Parabéns ao Sebrae pela iniciativa, que agrega também mostra no Bondinho Pão de Açúcar e certamente contribuirá para que o Piauí passe a ser destino de muitos turistas”, destacou a secretária de Estado da Cultura e Economia Solidária do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

Entre os objetos que podem ser encontrados na exposição estão a cerâmica do município de Coronel José Dias, que tem como tema as inscrições rupestres da Serra da Capivara; os bordados de Parnaíba com a revoada dos guarás; a arte dos santeiros de São Raimundo Nonato, entre outros produtos com alto valor agregado.

“Para nós é uma honra receber a exposição do Piauí no Crab, criando uma conexão entre o Rio de Janeiro e o Piauí. Além do rico artesanato, o evento do Sebrae proporciona experiências únicas, que destacam as potencialidades turísticas do Estado, contemplando sítios arqueológicos, praias e o tão famoso Delta do Parnaíba. Parabéns ao Sebrae do Piauí pela iniciativa”, declarou o diretor superintendente do Sebrae no Rio de Janeiro, Antônio Alvarenga.

A curadoria da exposição no CRAB, que seguirá até o dia 15 de novembro, é do designer Renato Imbroisi. Já a Mostra no Bondinho Pão de Açúcar, concebida pelo renomado artista Marcello Dantas, funcionará até segunda-feira (18).

No Piauí Rio, o Sebrae no Piauí conta com a parceria do Governo do Estado do Piauí, Bondinho Pão de Açúcar, Crab, Fiepi, Fecomércio Piauí e Sistema Faepi/Senar.

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/