Empreendedorismo, Inovação e Transformação Digital

Especialistas dão dicas de como encantar os clientes

Alexandre Lacava e Bruno Romano estiveram em Teresina, durante o Conecta Sebrae

O administrador de empresas e especialista em vendas, Alexandre Lacava, e o publicitário e comediante, Bruno Romano foram alguns dos nomes que passaram pelo Conecta Sebrae, evento que acontece até amanhã (11), na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, em Teresina.

Lacava falou sobre Excelência no Atendimento em um Mundo Digital, destacando a importância de atender bem os clientes para ter resultados mais positivos nas empresas.

 “Se não tiver vendas, não tem negócios. Quem trabalha com vendas tem que estar disposto por dentro e por fora, porque todo e qualquer sinal comunica. Os piores erros do atendimento são apatia, frieza, má vontade, desdenhar da situação do cliente, robotismo e jogo de responsabilidades, que é ficar passando a demanda de um setor para o outro”, pontou Alexandre Lacava.

Alexandre Lacava

O palestrante comentou também que o objetivo de toda e qualquer entrega sempre é preencher as necessidades do cliente. “Se não tiver uma necessidade não há pra quem entregar. E os clientes precisam de respostas rápidas e precisas. Criamos e entregamos soluções para resolver problemas e desafios dos clientes. E sempre existe espaço para melhorar. É fundamental aumentar a capacidade e a qualidade do atendimento”, destacou.

Ainda segundo o especialista em vendas, o uso da tecnologia pode ajudar a direcionar melhor o atendimento ao cliente. “Quando o cliente chega à área certa com mais precisão, a empresa sempre obtém melhores resultados. Mas o atendimento humano, diante do excesso de tecnologia, se torna ainda mais importante. Seja gentil. Trate o cliente pelo nome, mantenha sempre o equilíbrio independente do estado do outro e fale de forma clara”, acrescentou.

Alexandre Lacava finalizou dizendo que o segredo da excelência no atendimento é entender para atender. “Por isso a importância de estudar muito. Seja rápido e preciso no retorno ao cliente. E sempre leve em consideração que satisfação é o resultado da percepção dividida pela expectativa. Quando o resultado for negativo, significa que o cliente está decepcionado. Quando satisfação e percepção tiverem notas iguais, o que daria resultado 1, o cliente está satisfeito. Mas quando o resultado dessa equação é maior que 1, o cliente está verdadeiramente encantado com a empresa”, concluiu.

Após a palestra de Lacava foi a vez do publicitário e comediante, Bruno Romano, tratar de Criatividade e Inovação na Era Pós Digital. Romano falou que chama era pós digital, porque o digital já é um padrão e nós não percebemos.

 “Não nós damos conta de o quanto o digital já é a base de tudo. Antes você tinha uma ideia de produto, pensava no marketing e depois ia para o mercado vender. Com a infinidade de possibilidades da tecnologia, a atenção das pessoas está cada vez mais difícil. Por isso, essa matemática se inverteu. Eu primeiro decido de que grupo de pessoas eu quero resolver os problemas, mostro pra elas como eu sou capaz de resolver esses problemas, apresento a minha solução, faço uma campanha e só depois eu tenho o produto”, ressaltou Romano.

O publicitário enfatizou também que antes de vender qualquer coisa é preciso ter a certeza de que aquele produto ou serviço está resolvendo um problema de maneira correta. “Quanto mais eu estudar os problemas, mas criativas e geniais serão as minhas soluções. E é nisso que o ser humano se destaca das máquinas. As máquinas são lógicas, fazem atividades repetitivas. O ser humano não. Temos a possibilidade de inovar todos os dias”, declarou

 Bruno Romano

Bruno Romano finalizou sua palestra dizendo que sempre vale a pena fazer algo diferente. “Quando geramos valor, o retorno vem de uma maneira ou de outra. Exercite a técnica de dominar para destruir”, complementou o palestrante.

Amanhã (11), como parte da programação do Conecta Sebrae acontece o Dia do Crédito, que tem como objetivo orientar os empresários e empreendedores no que se refere à tomada de financiamento.

O evento contará com apresentações das diversas opções de crédito e outros serviços financeiros disponíveis no mercado, palestra sobre Saúde Financeira, seminário sobre Empresa Simples de Crédito, ESC; oficina de formação de Preço de Venda, e assinatura de Termo de Cooperação Técnica entre o Sebrae no Piauí e a Piauí Fomento.

Maiores informações no site do Sebrae no Piauí – www.pi.sebrae.com.br.

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
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