Indústria

Energia Solar foi tema de fórum no Sebrae

Evento contou com a presença de empresários e especialistas

O Fórum de Energia Solar: Cenários e Oportunidades aconteceu hoje (07) na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, em Teresina, e contou com a presença de especialistas e empresários do segmento de geração de energia solar fotovoltaica.

O objetivo do evento foi informar, sensibilizar e discutir com especialistas as tendências e oportunidades do segmento de energias alternativas para as micro e pequenas empresas. “O Piauí já é referência na geração de energia limpa. O projeto do Sebrae tem como foco fomentar o uso da energia solar por meio de capacitações,  informações técnicas e parcerias estratégicas. Nosso Estado se tornou o protagonista desse processo, seja na geração das usinas ou na microgeração”, comentou o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

O governador do Piauí Wellington Dias proferiu palestra no fórum. “Aqui no Piauí nós já possuímos estudos comprovados sobre a capacidade de produção solar do estado. Nosso objetivo é, em 2019, já aumentar 1 gigawatt na produção e evoluir esse número no decorrer dos anos. Nós temos a expectativa de que cada residência pode ter placa solar substituindo a energia que consome. É possível alguém fazer um investimento para gerar energia solar, jogar energia produzida na rede da Eletrobras e ter energia constante, descontando na sua conta”, salientou o governador.

Também como parte das atividades do fórum aconteceu a palestra Histórico e Consolidação da Geração Distribuída de Energia Solar Fotovoltaica no Brasil, com o presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída, Carlos Evangelista.

A atuação do Sebrae na Cadeia de Energia Solar Fotovoltaica foi o tema abordado pela coordenadora do Macrossegmento de Energias Renováveis do Sebrae Nacional, Andrea Faria. Já o presidente da Câmara de Energia Renovável do Estado do Piauí, Crenovavelpi, Arlindo Pereira, proferiu a palestra Ampliação da Capacidade de Ação das Empresas a Partir da Força em Conjunto. A atuação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Senai, para o setor também foi  abordada no evento.

Instituições financeiras marcaram presença no fórum.  Banco do Brasil, Banco do Nordeste e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES, apresentaram aos participantes linhas de financiamento voltadas para investimentos em equipamentos e estruturas para geração de energia solar.

No Espaço de Negócios , os empresários tiveram a oportunidade de ampliar suas redes de contato.  Para o sócio-proprietário da NR Engenharia, Nayguel Lima, o evento é uma forma também de prospectar clientes e obter novas informações. “É muito importante investir cada vez mais em energias renováveis. Nesse fórum, tivemos a possibilidade de mostrar como é vantajoso apostar nas placas solares para geração de energia e assim reduzir gastos com conta de luz”, destaca o empresário.

O Piauí é o segundo Estado no Brasil em fontes renováveis de geração de energia. Essas fontes ocupam quase 50% da oferta interna de energia no âmbito local. 

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/