Em Parnaíba

Empresas recebem certificado de reconhecimento do Programa de Sustentabilidade da Rota das Emoções

Evento aconteceu como parte do Seminário Práticas Sustentáveis, no Salão do Turismo em Parnaíba

A sustentabilidade foi um dos temas discutidos ontem (28) durante seminário realizado como parte da programação do 4º Salão de Turismo da Rota das Emoções, evento que acontece até amanhã (30) em Parnaíba, sendo uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, nos Estados do Piauí, Ceará e Maranhão.

“A tecnologia mudou a realidade dos negócios de maneira rápida e exponencial e isso é o que deve acontecer também com relação à sustentabilidade. Quem apostar na sustentabilidade estará a anos luz daqueles que deixarem para fazer isso mais na frente, precisando correr atrás do prejuízo. Um negócio sustentável é também economicamente viável, ecologicamente correto e socialmente justo. E nós do Sebrae parabenizamos e acreditamos em quem aposta na sustentabilidade. Contem com a gente para avançar nessa temática”, comentou o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

O seminário contou com palestras de Nager Castilho Amui, do Centro Sebrae de Sustentabilidade do Mato Grosso; e de Raoni Biassuci, coordenador de Pesquisas e Projetos da Associação Brasileira das Empresas de Turismo, Braztoa; e também com apresentações de empresas que adotam práticas sustentáveis: Pousada Baluarte (MA), Vila Kalango (CE) e Sesc Praia (PI).

Nager Amui falou um pouco sobre o Centro Sebrae de Sustentabilidade, destacando que o espaço é uma escola viva de experiências e projetos que estimulam as ações de sustentabilidade em qualquer ambiente. “Podemos ser sustentáveis desde a construção do empreendimento, até produção de energia mais limpa, captação de água e coleta seletiva de resíduos”, pontuou.

O Prêmio de Sustentabilidade da Braztoa foi um dos assuntos abordados por Raoni Biassuci, que destacou que a Rota das Emoções já foi agraciada na premiação, tendo ficado em segundo lugar na categoria Parceiros Institucionais, em 2014; e garantido em 2016 uma menção honrosa ao Sebrae, pelo trabalho realizado nesse roteiro desde a sua criação, em 2005.

Após as palestras, aconteceu a solenidade de reconhecimento das empresas participantes do Programa de Sustentabilidade da Rota das Emoções, uma ação do Sebrae que tem como objetivo adequar as empresas da rota ao pilar de desenvolvimento do roteiro, que tem como visão de futuro ser reconhecido como um destino sustentável, de referência nacional e internacional pelos seus produtos únicos, diferenciados, que integra natureza, aventura, cultura e esportes relacionados com vento e água, num cenário de sol e praia.

Foram agraciados 40 empreendimentos do Piauí, 15 do Ceará, e 38 do Maranhão, entre empresas dos segmentos de meios de hospedagens e serviços de alimentação fora do lar. Cada empresa recebeu um certificado e um livreto de Boas Práticas do Programa de Sustentabilidade da Rota das Emoções.

A empresária Renata Araújo, da Pousada Baluarte (MA), uma das agraciadas na cerimônia destacou a importância da parceria com o Sebrae para o avanço do seu empreendimento. “Recebemos apoio do Sebrae desde 2011, quando abrimos o nosso empreendimento. As ferramentas da instituição nos ajudaram muito a crescer, inclusive nas questões sustentáveis. Só tenho a agradecer ao Sebrae o apoio para Tutoia, para nossa empresa e para a Rota”, declarou.

Valeska Cruz, do Restaurante Dr. Camarão (PI), também recebeu o certificado. “A parceria com o Sebrae tem nos ajudado muito a avançar, inclusive nas questões ambientais. Uma das práticas implementadas na minha empresa é a reciclagem do óleo de cozinha para fabricação de sabão e a reutilização de vidros de bebidas para o artesanato”, destacou.

O livreto de boas práticas reúne exemplos de sucesso de empresas que fazem parte do programa do Sebrae para que outras empresas também melhorem e avancem no que diz respeito às práticas sustentáveis.

O PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE

Desenvolvida em 2012 e atualizada em 2015, a metodologia do Programa de Sustentabilidade da Rota das Emoções foi construída com base em diversas referências, tendo como foco contribuir para que as empresas implementem ações e políticas que levem em conta os requisitos legais e princípios da sustentabilidade ambientais, socioculturais e econômicos, criando também um ambiente de incentivo e valorização dos empresários que estão aplicando ações concretas, no dia a dia.

EMPRESAS DO PIAUÍ QUE PARTICIPAM DO PROGRAMA

CAJUEIRO DA PRAIA

Bob Z Boutique Resort

Pousada BGK

Pousada Titas

Mô Restaurante

Manati Brasil

Pousada Pedaço do Paraíso

La Plage Hotel Boutique

Pousada Paraíso da Barra

Pousada Barra Del Mundo

Terra Patris Pousada

Villa dos Poetas Restaurante

Raízes Eco Hostel

La Cozinha

 

LUÍS CORREIA

Sesc Praia

Pousada Vila Itaqui

Amarração Hotel

Brisamares Pousada

Carnaubinha Praia Resort

Pousada Coqueiro Beach

Aimberê Ecoresort Hotel

Rio Poty Praia

Pousada Três Lagoas

Churrascaria Alemão do Litoral

Picanharia O Alemão

 

PARNAÍBA

Citi Executivo Hotel

Pousada Vila do Carmo

Dr. Camarão

Nordeste Encontra Itália

Pizzaria BellItalia

Arrey Hotel Beach

Espetinho do Bento

Restaurante Mangata

Delta Park Hotel

Pousada Vila Parnaíba

Casa Santo Antônio Hotel Boutique

Hotel Cívico

Restaurante Delícia Caseira

Hotel Portal dos Ventos

Bambu Sushi

 

ILHA DAS CANÁRIAS

Pousada Casa de Caboclo

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/