Indústria

Empresários participam de curso sobre usinas fotovoltaicas

Capacitação, que teve início ontem (17), acontece em Teresina

Empresários atendidos pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, participam, até amanhã (19), do curso de Usinas Fotovoltaicas – Minigeração Distribuída. A capacitação acontece na sede da instituição em Teresina.

“Esse treinamento oferece uma visão geral da minigeração distribuída, apresentando ferramentas, técnicas, conhecimentos específicos e melhores práticas. O objetivo é mostrar como funciona o gerenciamento de projetos, com aplicações industriais e usinas de geração solar fotovoltaica, assim como aspectos dos processos de operação e manutenção, e o desenvolvimento do negócio no mercado atual”, destaca o engenheiro eletricista e instrutor do curso, Vinicius Ayrão.

Vinicius Ayrão é engenheiro eletricista e técnico eletrotécnico, com MBA em Gestão Empresarial. É membro da comissão de Estudos de Sistemas de Conversão Fotovoltaica de Energia Solar da Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT, e atua como consultor em instalações elétricas de baixa e média tensão, instalações fotovoltaicas e projeto de sistemas fotovoltaicos. É ainda colunista da revista Lumiere, assinando a coluna Espaço Solar.

As empresas que participam do treinamento são atendidas pelo Sebrae por meio do Projeto Inserção dos Pequenos Negócios na Cadeia de Energia Solar Fotovoltaica. Entre as finalidades desse projeto está o aumento da competitividade das microempresas da cadeia de energia solar fotovoltaica. A ideia é contribuir para o desenvolvimento do segmento, através da melhoria da gestão empresarial, da promoção da inovação tecnológica e do acesso a mercados.

As ações, desenvolvidas pelo Sebrae, são focadas também na governança da cadeia de energia local; no aumento da visibilidade das empresas do projeto para o mercado consumidor; e na preparação das microempresas para fornecer ou ter potencial de fornecer para grandes companhias da cadeia de valor de indústria líderes de outros segmentos. 

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/