Identidade Regional

Coleção Emoção na Mão destaca as belezas naturais do litoral do Piauí

Peças de artesanato foram desenvolvidas por meio de curadoria do designer Sergio Matos, convidado pelo Sebrae no Piauí

No final da tarde de ontem (25), O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, lançou a Coleção Emoção na Mão, na loja Brasil Original, localizada no Piso L2, do Shopping Rio Poty. As 20 peças de artesanato que foram apresentadas foram desenvolvidas por meio de curadoria do designer Sérgio Matos.

O encontro entre o designer e os artesãos resultou na inovação de produtos já existentes e também na criação de novas peças como bolsas, tapetes, almofadas e objetos decorativos utilizando cerâmica, folhagem, bordado, couro, renda de bilro e fibra.

“Essas peças foram desenvolvidas com muito carinho pelas mãos dos artesãos do litoral piauiense. Os produtos trazem toda identidade da região. Nós inovamos e trouxemos novas inspirações das belezas exuberantes do litoral. Esse trabalho é mais uma forma de valorizar e fortalecer o rico artesanato do Piauí ”, destaca o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

A inspiração dos artistas para o trabalho foi o Delta do Rio Parnaíba, cujo encontro com o oceano Atlântico forma um arquipélago com cerca de 70 ilhas que possuem fauna e flora exuberantes, além de mangues e dunas que se misturam compondo um dos lugares mais lindos do país. Algumas peças também destacam os guarás, pássaros típicos da região.

A artesã Norma Sueli de Sousa destacou a importância desse trabalho do Sebrae. “Faço bordados há vários anos e para mim foi muito importante ter desenvolvido produtos novos e assim agregar valor ao nosso artesanato. A consultoria do designer Sergio Matos trouxe novas inspirações para criação”, salientou.

O Sebrae no Piauí convidou o designer, Sérgio Matos, para trazer um novo olhar para o artesanato do litoral do Piauí. “A ideia é colocar nas peças a identidade regional, a história e as belezas naturais. Aproveitamos o talento de todos os artesãos e inserimos esse olhar para agregar valor ao produto e destacá-los no mercado”, comentou o designer.

O presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Piauí, Sescoop, Leonardo Eulálio, destacou a importância da parceria entre a entidade e o Sebrae. “Esse trabalho é fruto do trabalho desenvolvido em conjunto entre a Sescoop e o Sebrae. É mais uma forma de divulgar e fortalecer o nosso artesanato piauiense”, declarou.

As peças foram desenvolvidas por sete unidades produtivas dos municípios piauienses que fazem parte da Rota das Emoções. Além de Teresina, os produtos serão lançados em Parnaíba, no Salão do Turismo da Rota das Emoções; e em Barra Grande, no Festival Begê Sabor e Sol.

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui