Cidade Empreendedora Sebrae é sucesso no Congresso das Cidades do Piauí

Soluções inovadoras, Hackathon e capacitações marcaram a participação do Sebrae no evento

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, foi destaque no Congresso das Cidades, evento que aconteceu entre os dias 06 e 08 de maio, com sua mega Cidade Empreendedora, na qual foram apresentadas diversas soluções inovadoras para os municípios piauienses. Mais de cinco mil pessoas visitaram o espaço, dentre as quais estavam cerca de 200 prefeitos.

“A participação do Sebrae no Congresso das Cidades foi marcada por uma programação intensa de atividades, as quais foram bastante prestigiadas por autoridades, por empreendedores e pelo público em geral. Começamos com o Prêmio Prefeito Empreendedor, seguimos com atendimento especializado, maratona de tecnologia e uma série de capacitações, e encerramos com o Prêmio Nacional de Educação Empreendedora, mostrando que só o empreendedorismo, alinhado a inovação, é capaz de transformar a realidade das pessoas e das cidades”, comenta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Freitas Neto.

O Sebrae ofereceu cerca de 30 capacitações para diversos públicos, como palestras, oficinas, seminário e workshop, atividades que contaram com a participação de cerca de duas mil pessoas. Entre os palestrantes do evento, estiveram grande nomes do cenário nacional, como Mara Luquet, Arthur Shinyashiki, José Mota, Luís Artur Nogueira, Vinícius Mendes.

A instituição realizou ainda um Hackathon, com 12 equipes competidoras; solenidades de entrega de duas premiações – Prefeito Empreendedor e Educação Empreendedora; e assinatura de contratos com prefeituras para execução do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, JEPP.

Segundo o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda, a participação da instituição no Congresso das Cidades foi um sucesso. “Atendemos muitos prefeitos e suas equipes, além de empreendedores na nossa Cidade Empreendedora, os quais foram só elogios ao trabalho do Sebrae. Deixamos mais uma vez registrada a nossa marca diferenciada de competência, inovação e bons resultados. E isso tudo só foi possível graças ao esforço conjunto e ao trabalho incansável de todos os que fazem a nossa instituição”, destaca.

Na Cidade Empreendedora, o Sebrae mostrou para os gestores municipais como ações criativas e inovadoras podem contribuir para acelerar o desenvolvimento das cidades piauienses e transformar a realidade das pessoas. A visitação à cidade começava no campo, passando pelo comércio, serviços e indústria, contemplando ainda iniciativas focadas em educação, além de políticas públicas eficientes para a promoção do desenvolvimento local e humano.

PRÊMIOS PREFEITO EMPREENDEDOR E EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Durante o Congresso das Cidades, o Sebrae no Piauí realizou a solenidade de divulgação dos vencedores da etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor e do Prêmio Nacional de Educação Empreendedora.

No Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor foram reconhecidos gestores que, por meio de iniciativas criativas e inovadoras, têm contribuído para o surgimento e fortalecimento de pequenos negócios, bem como para o desenvolvimento dos municípios piauienses.

VENCEDORES DO PRÊMIO SEBRAE PREFEITO EMPREENDEDOR 

  • Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico: Veríssimo Antônio (Santa Rosa do Piauí)
  • Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios: José de Ribamar (Campo Maior)
  • Compras Governamentais de Pequenos Negócios: Jonas Moura (Água Branca)
  • Pequenos Negócios no Campo: Gilberto Melo (Paulistana)
  • Inovação e Sustentabilidade: Manoel Júnior (Cristino Castro)
  • Empreendedorismo nas Escolas: João Batista (Antônio Almeida)
  • Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual: Carlos Monte (Barras)
  • Desburocratização e Implementação da Redesimples: Firmino Filho (Teresina)

Já o Prêmio Nacional de Educação Empreendedora, que conta com o apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade, FNQ, tem como objetivo identificar, estimular, reconhecer e divulgar as melhores práticas da educação empreendedora no Brasil, desenvolvidas por profissionais ligados a instituições de ensino públicas e privadas.

VENCEDORES DO PRÊMIO DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA  

  • Ensino Fundamental: Alberth Sousa – IBENS (Oeiras)
  • Ensino Médio: Maria do Socorro Barros – IBENS (Oeiras)
  • Ensino Profissional: Francisco Marcelino Araújo – IFPI (Teresina)
  • Ensino Superior: Aislan Sousa – IFPI (Picos)

HACKATHON AGENDA 2030

O Hackathon Agenda 2030 foi uma maratona de criação e programação, onde equipes competiram entre si para desenvolver e validar, em curto período, uma solução inovadora e escalável, para atender a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS, definidos pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, PNUD.

A equipe Expandr foi a grande vencedora da maratona, que aconteceu durante o Congresso das Cidades. A equipe apresentou uma plataforma de correspondência entre alunos de baixa renda com bom rendimento escolar e instituições de ensino que ofertam bolsas de estudo parciais para essas pessoas, facilitando a formação das turmas. Como prêmio, o líder da equipe ganhou uma viagem para o Vale do Silício.

A segunda colocada, que ganhou vagas no seminário Empretec, foi a equipe Ben Hero, que apresentou um sistema com sensor que mede o nível de contração muscular de portadores de deficiência física. A Edit World conquistou o terceiro lugar no Hackathon, tendo sido premiada com vagas no Programa Começar Bem. A equipe apresentou um aplicativo para dispositivos móveis, composto por um game, cujo objetivo é incentivar o interesse dos alunos por Ciências da Natureza, Tecnologia, Engenharia e Matemática. 

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/