Agronegócio

Bovinocultores são beneficiados com programa de melhoramento genético

Sebrae desenvolve consultorias de produção in vitro para produtores piauienses

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, desenvolve as consultorias de produção in vitro para bovinos e de inseminação artificial para ovinos e caprinos, no âmbito do programa Sebraetec. Produtores de norte a sul do Estado já estão sendo beneficiados com essa ação.

 “O Sebrae foi demandado pelos produtores para a oferta dessa consultoria tecnológica para melhoramento genético dos rebanhos e prontamente viabilizamos esse serviço. As consultorias do Sebraetec são seguras, modernas e possibilitam inúmeras vantagens ao produtor como, por exemplo, o nascimento de animais de qualidade superior comprovada”, destaca a gerente da Unidade de Agronegócio do Sebrae no Piauí, Geórgia Pádua.

Na última semana, os produtores de bovinos participaram da primeira etapa da consultoria de produção in vitro em gados da raça Gir, Girolando e Nelore, na Fazenda JM, em José de Freitas.

Para fazer a fertilização in vitro, os técnicos fazem a coleta ou aspiração do material genético das matrizes doadoras na fazenda e, em laboratório, fazem a maturação desse material. Em seguida, os embriões são implantados nas receptoras, como se fossem barrigas de aluguel. Geralmente no período de dois meses é confirmada a prenhez (gestação).

De acordo com o consultor e engenheiro agrônomo, Karpegianne Araújo, essas atividades melhorarão a qualidade dos futuros bezerros.  “Essa técnica serve tanto para gado de corte quanto leiteiro. Por meio dessa consultoria do Sebraetec, o bovinocultor pode produzir animais com mais qualidade e a um custo relativamente baixo. Todo o trabalho é feito de forma segura e otimizada para garantir o maior número de fertilizações”, comentou Araújo.

Segundo o veterinário e mestre em reprodução, Juliano Franco, a técnica da fertilização in vitro não tem contraindicação. “Antigamente nas técnicas de reprodução de bovinos eram usados muitos hormônios. A fertilização in vitro é segura e tem resultados efetivos. Dependendo das condições e da qualidade da matriz, uma vaca pode gerar até cem bezerros por ano”, comentou Franco, que esteve na fazenda realizando a coleta do material.

No Piauí, produtores de bovinos e caprinos das cidades de Bom Jesus, Piripiri e Teresina estão sendo beneficiados com a consultoria de melhoramento genético do Sebraetec. O Sebrae subsidia até 70% do valor dos serviços.

O produtor e presidente da Associação Piauiense dos Criadores de Zebu, APCZ, André Nogueira.

“Procuramos o Sebrae para receber essa consultoria. Estamos muito felizes porque o Sebrae nos atendeu prontamente e temos uma expectativa muito positiva com esse trabalho. Com certeza teremos um avanço genético na pecuária piauiense”, comenta o produtor e presidente da Associação Piauiense dos Criadores de Zebu, APCZ, André Nogueira.

Maiores informações sobre consultorias Sebraetec podem ser obtidas nos escritórios do Sebrae nos municípios.

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/