Piauí em Evidência

Abertura da Mostra “Piaí, Piaqui, Piauí” no Bondinho Pão de Açúcar marca início do Piauí Rio

Evento é destaque na programação turística e cultural do Rio de Janeiro

Começou ontem (14) o Piauí Rio, evento do Sebrae no Piauí cujo objetivo é divulgar as potencialidades e riquezas do Piauí no Rio de Janeiro. A abertura oficial da Mostra “Piaí, Piaqui, Piauí”, que segue até segunda-feira (18) no Bondinho Pão de Açúcar, marcou o início do evento na capital fluminense.

Estiveram presentes na solenidade o governador do Estado do Piauí, Wellington Dias; os presidentes de Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí e do Rio de Janeiro, Freitas Neto e Antônio Florêncio; os diretores executivos do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda, Julio Cesar Filho e Delano Rocha, do Rio de Janeiro, Sergio Malta e do Mato Grosso, José Guilherme; os deputados federais do Piauí, Rejane Dias e Julio Cesar; os secretários de Estado do Turismo e da Cultura do Piauí, Carina Câmara e Fábio Novo; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Teresina, Marcelo Eulálio; entre outras autoridades e convidados.

“Chegamos no Rio de Janeiro com um evento inédito de divulgação do potencial do Piauí. São diversas ações não só no Bondinho Pão de Açúcar mas também no Crab. Trouxemos o que há de melhor no artesanato, turismo, agronegócios, moda e gastronomia. A ideia é despertar nos visitantes do evento o desejo de conhecer o Piauí, incrementando o turismo no Estado e fomentando negócios atrelados a essa cadeia produtiva”, pontuou o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

O Piauí Rio envolve além da Mostra “Piaí, Piaqui, Piauí”, uma Exposição de Artesanato no CRAB – Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, que funcionará até o dia 15 de novembro.

“Para nós que fazemos o Sebrae no Rio de Janeiro é uma honra saber que nosso Estado foi escolhido para sediar evento de tamanha grandeza promovido pelo Sebrae no Piauí. É uma iniciativa que contempla o Bondinho Pão de Açúcar, mas se estende também ao Crab, que é um equipamento cultural que faz parte da estrutura do Sebrae no Rio de Janeiro. Parabéns a todos os envolvidos nessa ação”, pontuou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Rio de Janeiro, Antônio Florêncio.

O governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, disse que sente muito orgulho de mostrar as riquezas do Piauí para cariocas, fluminenses e turistas. “Vivemos num dos melhores Estados do Brasil e precisamos enaltecer isso. Temos um enorme potencial, além de muito calor humano. Em nome do povo do Piauí, parabenizo o Sebrae pela iniciativa de mostrar que vale muito a pena conhecer o nosso Estado e agradeço imensamente ao povo do Rio de Janeiro pela acolhida”, destacou.

No Piauí Rio, o Sebrae no Piauí conta com a parceria do Governo do Estado do Piauí, Bondinho Pão de Açúcar, Crab, Fiepi, Fecomércio Piauí e Sistema Faepi/Senar.

A MOSTRA

A Mostra no Bondinho Pão de Açúcar conta com curadoria do renomado diretor artístico Marcello Dantas, que concebeu o projeto com foco em promover uma completa experiência sensorial pela natureza, cultura, gastronomia e artesanato piauienses. 

Ao chegar no Morro da Urca, primeira parada do Bondinho Pão de Açúcar, os visitantes têm acesso ao Espaço do expositor, onde 20 empresas comercializam produtos do Piauí.

Dentro do anfiteatro do morro, funciona uma exposição com cinco telas de projeção com narrativa imersiva do Piauí sob diversas óticas. Ainda no local, para quem curte aventuras, as mais belas paisagens do estado do Piauí podem ser conferidas do alto de uma asa delta ou em cima de uma prancha, com uma experiência em 3D pelos ares e mares do Piauí. Na área externa, duas esculturas revelam as paisagens piauienses aos melhores cenários cariocas, com o artifício da ilusão ótica.

Diariamente, um palco montado no Espaço Baía de Guanabara, onde fica a praça de alimentação do local, recebe apresentações culturais com artistas do Piauí e convidados.

Já no Mirante Maria Ercília, ponto final da mostra, um imenso mapa do Piauí proporciona uma incursão inusitada pelos marcos naturais e geográficos do estado, com a utilização de videoscópios digitais.

 

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/