Desenvolvimento Econômico

Seminário Piauí Mais Simples acontece em Teresina

Ação do Sebrae conta com a parceria da Jucepi

Aconteceu na manhã de hoje (10), o Seminário Piauí Mais Simples - Liberdade Econômica: Menos Burocracia, Mais Desenvolvimento, em Teresina. O evento foi realizado na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, e reuniu técnicos das prefeituras de diversas cidades localizadas próximas a capital.

Ações semelhantes acontecerão no dia 17 em Bom Jesus (distante 632 quilômetros ao sul de Teresina), dia 20 em Picos (cidade localizada a 306 quilômetros ao sul da capital) e dia 30 em Parnaíba, situada a 318 quilômetros ao norte de Teresina.

Os objetivos do evento são alinhar as estratégias para implantação da Redesimples, debater assuntos relacionados a desburocratização, e apresentar medidas para a melhoria do ambiente de negócios por meio da Lei da Liberdade Econômica. 

“O Piauí Mais Simples é uma iniciativa que visa facilitar as atividades relativas ao empreendedorismo e a abertura de empresas nos municípios por meio da implantação da Redesimples e da ação conjunta dos órgãos responsáveis por esses procedimentos. O Sebrae entende que criar um ambiente favorável para os pequenos negócios é fundamental para o desenvolvimento econômico”, destacou o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesimples) é implantada nos municípios piauienses por meio do Piauí Digital, sistema que integra os órgãos responsáveis pelo registro e legalização de empresas no Estado. A plataforma permite a realização de todos os processos por meio de entrada única de dados na internet, de maneira simplificada e sem burocracia. Atualmente, o Piauí já conta com 99% dos municípios operando com o Piauí Digital.

Para a coordenadora da Redesimples da Junta Comercial do Piauí (Jucepi), Lorena Dantas, a parceria entre as instituições torna mais célere as atividades referentes a abertura de novos negócios. “A Junta Comercial e o Sebrae são parceiros de longa data. E essa união colabora para que os empreendedores e empresários tenham mais facilidades nos procedimentos e processos de abertura de empresas”, comentou Lorena.

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO

Todas as edições do seminário contarão com palestras sobre Serviços Digitais – Inovação no Setor Público, e Lei da Liberdade Econômica e o Grau de Risco – O que Muda para o Município, além de Oficina Temática sobre Piauí Digital – Resultados, Consulta de Viabilidade Automatizada e Outras Atribuições do Sistema.

O secretário de finanças da prefeitura de União, localizada a 59 quilômetros ao norte da capital, Bruno Marinho, parabenizou o Sebrae pelo evento. “As temáticas abordadas no seminário foram bastante úteis e proveitosas e contribuirão para uma melhor execução do nosso trabalho junto aos empreendedores. Esse conhecimento é muito importante para que possamos aplicá-lo no nosso dia a dia e assim facilitar as atividades empresariais”, ressaltou o secretário.

Maiores informações na Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae no Piauí, por meio dos telefones (86) 3216-1395/3216-1322/3216-1368. Os interessados podem também procurar atendimento nas Unidade Regionais do Sebrae em Floriano, Picos, Bom Jesus e Parnaíba.

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/