Conhecimento

Seminário Estratégias de Mercado do Litoral Piauiense reúne empresários e lideranças do turismo

Evento contou com palestras, debates e exposições sobre as melhorias que deverão ser implementadas nas atividades turísticas da região para o próximo ano

O I Seminário Estratégias de Mercado do Litoral Piauiense aconteceu na tarde de hoje (24), na Unidade Regional do Sebrae em Parnaíba. O objetivo do encontro foi avaliar os resultados, desafios e ações do Plano Estratégico de Mercado do Litoral Piauiense, além de discutir melhorias para o setor de turismo das cidades de Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia para o próximo ano.

Participaram do encontro, empresários do setor turístico, gestores municipais e secretários de turismo dos quatro municípios do litoral piauiense.

“No seminário estamos reunindo os principais atores envolvidos no turismo do litoral para debatermos as ações para o próximo ano, com foco no fortalecimento dessa cadeia produtiva para promover o desenvolvimento integrado do setor. É um trabalho colaborativo, que destaca as oportunidades, desafios e aponta caminhos para as soluções”, comenta a gerente da Unidade Regional do Sebrae em Parnaíba, Isabela Ribeiro.

No início do evento, os empresários Erlich Cordão e Flávia Moreira, da Radical Produções, apresentaram o Rally Cerapió Rota das Emoções 2022, destacando as oportunidades de negócios geradas pelo evento.

Já o consultor da Ori Brazil, Rafael Braga, falou sobre os protocolos e certificações da Rota Mais Segura. “O seminário foi o momento de mostrar como as empresas podem retomar as atividades turísticas de maneira segura. Para divulgar e facilitar o acesso dessas informações para empresários e turistas, elaboramos o manual de boas práticas Rota Mais Segura. Nesse documento, os operadores de turismo têm informações sobre protocolos sanitários e estratégias para desenvolver as atividades de turismo de forma segura para todos”, pontuou Rafael.

Na ocasião, o consultor falou também sobre o selo que os empresários podem obter após acessarem o manual e assinarem o termo de responsabilidade. O manual de boas práticas Rota Mais Segura está disponível no endereço eletrônico www.rotamaissegura.com.br.

Também como parte da programação do seminário aconteceu a palestra “Por que o turismo continua sendo um bom negócio?”, com o consultor Jarbas Modesto, da Besser Consultoria. O consultor destacou que os empresários de turismo devem evidenciar os atrativos característicos do litoral do Piauí. Ele também falou da importância da inovação para o setor. “Para que um destino seja verdadeiramente turístico, a atividade deve ser desenvolvida com o envolvimento de todos”, comentou.

Jarbas também falou sobre a importância da infraestrutura, do planejamento das atividades de turismo contando com a participação de todos os segmentos envolvidos, do turismo sustentável e da comunicação e marketing feitos pelas lideranças do setor.

A prefeita de Ilha Grande, Marina Brito, destacou a importância do evento e da parceria com o Sebrae. “Esse seminário foi uma oportunidade de alinhar informações e debater soluções para fazer o turismo do litoral do Piauí avançar cada vez mais. Temos belezas e atrativos únicos, que devem ser divulgados e apreciados pelos visitantes e turistas. Parabéns ao Sebrae por mais essa iniciativa”, comentou a prefeita.

Ainda durante o evento, os secretários de turismo Thiago Soares (Cajueiro da Praia); John Kennedy (Ilha Grande); Marilia Passos (Luis Correia) e o superintendente de turismo de Parnaíba, Joaquim Vidal, apresentaram os principais desafios, oportunidades e ações para fortalecer o turismo na região litorânea.

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi