Reconhecimento

Sebrae no Piauí divulga resultado da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo

Jornalistas Simplício Junior, da TV Clube, e Emelly Carneiro, do Portal O Dia, foram os grandes vencedores desta edição do prêmio no Estado

Aconteceu na manhã de hoje (25), a solenidade de divulgação do resultado da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo. O tema desta 8ª edição foi “A Importância da Micro e Pequena Empresa para o Enfrentamento da Pandemia”. O foco da premiação é valorizar os profissionais de imprensa, que colocam os pequenos negócios em pauta, amplificando a voz e o trabalho dos empreendedores e empresários de todo o país.

No Piauí, 14 trabalhos foram finalistas nas categorias – Texto, Vídeo e Fotojornalismo, sendo estes trabalhos de autoria de profissionais dos seguintes veículos: TV Rádio Clube, Portal G1 Piauí, O Dia TV, Portal O Dia, Jornal Meio Norte e Portal Piauí Negócios.

“Esse prêmio foi criado para reconhecer os profissionais que, com seus trabalhos, dão visibilidade aos pequenos negócios e somam cada vez mais no dia a dia do Sebrae. Nós só temos a agradecer pela importante contribuição que recebemos da imprensa, mostrando o quão os pequenos negócios são relevantes para a economia. Independente do resultado da premiação, todos são vitoriosos: o jornalismo, os pequenos negócios e o Sebrae, que por meio do trabalho dos profissionais de comunicação consegue amplificar a sua atuação”, destacou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Freitas Neto.

Os finalistas e vencedores de cada uma das categorias do prêmio receberam certificados e os primeiros colocados, além dos certificados, troféus e uma viagem para visita técnica ao Porto Digital em Recife ou a evento da área de comunicação, realizado em território nacional, além de continuarem na disputa. A premiação agora chega à etapa regional, em que serão escolhidos os finalistas para a fase nacional, cujo resultado será divulgado em janeiro.

“Falar em pequenos negócios é um estímulo para o desenvolvimento econômico. Por isso, só temos a agradecer a contribuição da imprensa, que tão bem divulga esses empreendimentos. O trabalho de vocês é muito importante para o Sebrae, cuja missão é promover a competitividade e sustentabilidade das micro e pequenas empresas. E nesse período de pandemia, a imprensa foi fundamental para que conseguíssemos mostrar que muitos paradigmas foram quebrados e que inovar era não só preciso, mas urgente. Todos os profissionais, que aqui estão, souberam fazer isso com maestria”, declarou o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

A comissão julgadora da fase estadual foi composta por três representantes do Sebrae – Graça Batista, Antônia Pessoa e Valclêdes Moura; pelo consultor de Marketing e professor de Comunicação da Faculdade Estácio de Sá, Stenyo Guimarães Costa; e pelo professor doutor de Comunicação da Universidade Federal do Piauí, UFPI, Paulo Fernando de Carvalho Lopes.

OS VENCEDORES

Na categoria Texto foram seis trabalhos finalistas. O grande vencedor foi o trabalho Empreendedores Piauienses Apostam na Economia Criativa e Artística durante a Pandemia, veiculado no Portal O Dia, pela jornalista Emelly Carneiro.

“Estou muito feliz com essa premiação. É a primeira vez que me inscrevo em um prêmio de jornalismo e confesso que não esperava esse resultado, que só me mostrou o quanto vale a pena investir no meu trabalho. Agradeço bastante ao Sebrae pelo incentivo e reconhecimento à importante contribuição que damos para divulgar os pequenos negócios”, comentou Emelly Carneiro.

O trabalho contemplado em segundo lugar foi Teresina 169 Anos: Empreendedores Fortalecem a Economia Local, veiculado no Jornal Meio Norte, pelo jornalista Lucrécio Arrais. E em terceiro lugar, ficou o trabalho Teresina 169 Anos: Um Povo que se Reinventou para Superar uma Pandemia, da jornalista Maria Romero, do Portal G1 Piauí.

Na categoria Vídeo também foram seis trabalhos finalistas. O jornalista Simplício Junior, da TV Rádio Clube (emissora da Globo), conquistou o primeiro, segundo e terceiro colocados na categoria com os trabalhos Série Meu Negócio é Empreender – Parte 3, Série Meu Negócio é Empreender – Parte 1 e Série Meu Negócio é Empreender – Parte 2, respectivamente.

O diretor de jornalismo da TV Rádio Clube, Claudinei Moreira, que na ocasião representava o jornalista Simplício Junior, falou que o prêmio era um incentivo para que os profissionais da imprensa continuem dando visibilidade aos pequenos negócios. “Nosso trabalho contribui para mostrar a garra e determinação de empreendedores que fazem a economia girar e que são tão importantes para o desenvolvimento do Estado”, pontuou.

Na categoria Fotojornalismo foram dois trabalhos finalistas, mas não houve vencedores, pois os trabalhos não atingiram a pontuação mínima para seguir para a fase regional da premiação.

 

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/